Cultura

Comemorando 26 anos, Cia Candongas exibe online o espetáculo “As Grandes Lonas do Céu”

Share

Foto: Divulgação

Para iniciar as celebrações dos seus 26 anos de atividades, a Cia Candongas exibe neste sábado (29.08), às 19h, o espetáculo “As Grandes Lonas do Céu“. A exibição será no Youtube e Facebook da companhia teatral. A exibição será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo com patrocínio da Cemig e Copasa.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com texto e direção de Fernando Limoeiro, o espetáculo “As Grandes Lonas do Céu” é uma das mais bem-sucedidas montagens da Cia Candongas ao longo dos seus 26 anos. A história se passa no final da década de 1960, quando o Circo Teatro Mandacaru Sonhador enfrenta a fome, a miséria e a concorrência da televisão recém-chegada ao sertão nordestino. Na cidade de Brogotó, Pirulito – palhaço, visionário e proprietário do circo Mandaracu – luta para manter o circo vivo e com ele os sonhos de seus artistas e a alegria de seu público.

Desde a sua estreia, em maio de 2008, mais de 15 mil pessoas já assistiram à peça. Gustavo Bartolozzi, ator, diretor e gestor da Cia Candongas, credita o sucesso ao fato do espetáculo ser um melodrama poético. “É uma peça em que o público experimenta o choro e o riso. A montagem propõe também reflexões sociais e causa identificação na plateia, que desta vez será virtual, ao falar das belezas e da dura realidade do circo, tão presente no imaginário popular”, explica Gustavo que ressalta, também, a necessidade ainda maior de falar sobre as atividades circenses no período em que estamos passando. “São tempos difíceis para todos nós, mas o circo sempre enfrentou diversas e inúmeras dificuldades. Os artistas circenses sempre buscaram soluções para sobreviver, e em tempos de pandemia essa busca pela sobrevivência se faz ainda mais urgente. Esse é um dos aspectos que mantem o espetáculo atual e necessário. É preciso jogar luz sobre a realidade circense do nosso país”, defende Bartolozzi.

Além de Pirulito, “A Grande Lona do Céu” traz também Prixele, filha do severo Cabo Sessenta, que sonha em seguir o destino de sua mãe e fugir com o circo. Contudo, um segredo deixado por sua mãe está prestes a ser revelado para a jovem. No circo, Peroba, rumbeira e amante de Pirulito, também sonha em mudar de vida e fazer sucesso na televisão. O palhaço Rapadura e o mágico Manassés também compõem com muito humor a trupe do Mandacaru Sonhador que vai enfrentar Brogotó, além de todas as adversidades, o preconceito do Cabo Sessenta que odeia artista de circo.

Mas apesar do cenário pouco favorável, é em Brogotó que esses artistas estreiam o molodrama “Roseiral de Luz“, cuja apresentação é cercada de surpresas e emoções. “As Grandes Lonas do Céu” é fruto de vários meses de pesquisas e registros, em fotos e vídeos, sobre o cotidiano dos artistas circenses. A proposta do espetáculo foi baseada na investigação da realidade triste e, ao mesmo tempo, fantástica dos circos tradicionais.

O espetáculo traz uma reflexão sobre essas formas populares do circo que excursionam pelas cidades do interior e periferias dos grandes centros urbanos, levando sua arte de estética própria.

Em cena, os seis atores: Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi, Raquel Castro e Wagner Vasconcelos, resgatam ao público, o encantamento do picadeiro, dos números de palhaços, malabarismo, de mágicos, da dança, da música e dos melodramas circenses. A trilha sonora é de Fernando Muzzi.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024