Cultura

SP-Arte 2020 será digital e com mais de 130 projetos a partir desta segunda (24)

Share

Foto: Divulgação

A edição 2020 da SP-Arte é intitulada Viewing Room e será totalmente digital. O mais importante evento do setor na América Latina acontece entre a partir desta segunda-feira (24.08) até o dia 30 de agosto e o público poderá explorar de forma online mais de 130 projetos concebidos por renomadas galerias de arte e de design do país de do exterior.

Foto: Divulgação

“A pandemia acabou trazendo uma oportunidade muito interessante. Já estávamos explorando o digital, o 365, trabalhando com os expositores. Desde que cancelamos o evento presencial em março até agora, houve todo um método de tecnologia para desenvolver a plataforma. Todos os expositores estão contemplados”, segundo Fernanda Feitosa, idealizadora da SP-Arte, durante entrevista coletiva digital.

Foto: Divulgação

Para ela, foi um exercício transpor a SP-Arte presencial para a digital. “A feira online deve ser aberta a todos, com conteúdo abundante, deve oferecer formas de comunicação dinâmicas.”

Foto: Divulgação

Agora, todos podem falar com os expositores digitalmente, por email, WhatsApp ou pelo chat da plataforma.  O site permite uma verdadeira viagem pelo mundo da arte, tudo bilíngue (português/inglês), onde cada visitante pode buscar por galeria ou por artista, favoritar obras e consultar preços. Com isso, o contato entre público e artista se torna direto e automático. Cada página pode ter até 30 trabalhos expostos.

Foto: Divulgação

Há ainda mais de 100 depoimentos em áudio e vídeo dos artistas para que as pessoas assistam.

Foto: Divulgação

O acesso ao site é livre e não exige nenhum tipo de cadastro, a não ser que o visitante queria fazer ações, como favoritar obras para aquisição posterior, por exemplo. Aí, um cadastro rápido é necessário. Mas basta colocar email e criar uma senha.

“O consumo de arte já mudou, já constatamos aumento no acesso online, nas visitação ao site. No que diz respeito ao alcance do evento e do mercado, acho que essa pandemia, apesar de toda a tragédia, nos ofereceu um novo público, daqueles que não estavam acostumados a frequentar galerias e eventos de arte”, diz Fernanda.

Foto: Divulgação

Sobre o negócio, ela é ponderada. “Não esperamos o mesmo nível de negociações das feiras presenciais, em torno de R$ 200 milhões, R$ 240 milhões. O valor que vier será muito bem-vindo.”

Segundo ela, o maior desafio de criar essa versão da feira tenha sido emocional, porque eles presavam continuar trabalhando. “O desafio foi a gente continuar muito unidos a distância.”

Foto: Divulgação

Os visitantes da plataforma terão ainda vários vídeo mostrando os artistas trabalhando em seus estúdios, o que gera uma nova proximidade entre público e artista.

Na feira, 95% do público é brasileiro. Era um evento de alcance nacional, e internacional limitado, mas agora, com a SP-Arte Viewing Room, o digital é um aliado – todos, de todos os lugares têm acesso irrestrito. A pessoa pode entrar no site, favoritar obras de um artista e o contato entre eles já está feito.

Foto: Divulgação

Para 2021, voltando para o modelo presencial, a versão online não será desativada. A feira vai acontecer no Pavilhão da Bienal e no site. Haverá exposição presencial e outras apenas no online. “A ideia é fazer uso de toda as tecnologias. No ano que vem o formato já é híbrido”, explica.

Foto: Divulgação

Patrocínio

Patrocinador exclusivo do evento, o Grupo Iguatemi apresenta uma programação especial da SP-Arte Viewing Room durante o #IguatemiDaily – curadoria de conteúdos digitais do grupo. Diretora e criadora do evento, Fernanda irá participar de lives com galeristas e nomes do universo da arte nos perfis do Iguatemi e JK Iguatemi. Entre as participantes estão a CEO da Etel, Lissa Carmona e a consultora de arte e fundadora da Kura, Camila Yunes. 

Foto: Divulgação

Ainda dentro do roteiro com Iguatemi, Fernanda irá intermediar lives no Zoom com clientes da rede com o intuito de estimular conversas sobre o fazer artístico, compartilhar tendências e fortalecer a economia criativa do Brasil. Com o tema Zoom Arte, Fernanda participa, ainda, de uma conversa para convidados com Camila. Já o Zoom Design, irá contar com a participação de Lissa e das designers Lia Siqueira, Claudia Moreira Salles e Jacqueline Terpins.

A SP- Arte é um festival internacional de arte contemporânea, que acontece em São Paulo desde 2005, e é um dos mais importantes eventos do mercado global. Se estabelece hoje como uma dinâmica plataforma de intercâmbio cultural e artístico entre curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias, obras e admiradores das artes. 

Para saber mais, acesse https://www.sp-arte.com/.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024