Nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2020, o Teatro Gamaro participará do Festival Palco Presente, com apresentações online, ao vivo, da peça “Memórias (Não) Inventadas“, inspirado na obra de Tennessee Williams, com direção de André Garolli. O espetáculo poderá ser visto na rede: facebook.com/Memórias-Não-Inventadas.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
“Memórias (Não) Inventadas” estreou em 2016, e ficou em cartaz por três temporadas durante 2016 e 2017.
Tendo como fio condutor a peça curta “Lembranças de Bertha”, o texto foi expandido ao assimilar fragmentos de contos e de outras peças do autor norte-americano, que ora aprofundam a vida das personagens e ora revelam o ponto de vista dos atores narradores sobre a peça.
Segundo o diretor Garolli, “Mostrar a realidade não é a função do teatro na perspectiva artaudiana, pois a realidade cotidiana e direta não se expõe nos palcos”. Para ele, Tennessee Williams apresenta um teatro consoante com esta teoria, pois a exposição de suas personagens e ambiente não constitui uma mimese da realidade, mas, uma problematização da mesma por meio da observação e trabalho de elaboração do autor. A pesquisa dramatúrgica realizada pelo grupo se apoia na memória como mote para retratar as contradições e angústias dos personagens, propondo uma resposta artística singular à obra de um dos mais importantes dramaturgos do século 20″”.
Sinopse
No pequeno quarto de um bordel decadente, Bertha enfrenta um dia decisivo: por conta de sua saúde debilitada ela não pode mais atender seus clientes e se vê obrigada a desocupar o lugar. Entre memórias e alucinações, vem à tona sua tentativa fracassada de se apegar a falsas esperanças num caminho que parece sem volta.