A 31ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens – Curta Kinoforum abre na próxima quinta-feira (20.08) e vai até 30 de agosto em edição totalmente virtual e gratuita. Neste ano, o evento apresenta um total de 212 filmes de 46 países de 5 continentes, promovendo uma verdadeira “volta ao mundo”, além de curtas produzidos durante a quarentena (Covid-19).
Na programação do festival, um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato no mundo, tem filmes selecionados e premiados nos festivais de Cannes, Veneza, Roterdã, Sundance, Locarno, entre outros. Já os títulos nacionais trazem representantes de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, a programação do festival é dividida na Mostra Limite, com curtas realizados em todos os cantos do mundo sob prismas únicos, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas. No elenco dos filmes nacionais e internacionais estão atores e atrizes de renome como Matt Dilon (ator indicado ao Oscar), Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer (em “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo), Gilda Nomacce, Flávio Bauraqui (em “Lugar Comum”, de Gabriel Amaral), entre outros.
O evento ainda promove o “A Cidade é Uma Tela” – que projetará durante todos os dias do festival, às 19h, na fachada de um prédio do bairro paulistano Vila Buarque, os curtas do programa Experimenta. Já o programa “Novas Áfricas“, que tem curadoria de Claire Diao, considerada como uma das mais importantes especialistas na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana, traz 13 obras, realizadas de 2017 a 2019 em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia.
Os filmes, as lives e demais atividades virtuais do Festival de Curtas são acessíveis através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast). Poderão ser assistidas em qualquer parte do Brasil e em qualquer formato.