Top

Dia Nacional das Artes: Yayoi Kusama, Basquiat e Da Vinci estreiam documentários na Globoplay

Frame do doc “Kusama – Infinito” – Foto: Divulgação/Globoplay

Leonardo da Vinci, Michelângelo, Andy Wahol, Jean-Michel Basquiat e Yayoi Kusama são alguns dos homenageados no Dia Nacional das Artes, celebrado nesta quarta-feira (12.08), pela Globoplay. A plataforma de streaming disponibiliza uma série de documentários sobre os principais expoentes da pintura, escultura, dança, poesia e arquitetura mundiais do renascimento até a contemporaneidade. Veja alguns dos destaques:

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Leonardo da Vinci: Um Gênio em Milão” mostra como o artista se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, poeta e músico. A relação conturbada entre Michelângelo e o Vaticano está relatada em “Os Segredos de Michelângelo”. Ao contrário do que se pensava, o artista tinha crenças divergentes às da igreja católica.

“Warhol, Basquiat e Eu” apresenta a história e as obras no período em que Warhol e Basquiat trabalharam juntos. Quem era o verdadeiro ser humano por trás das cores vibrantes de Warhol é o tema do doc. “As Cores de Andy Warhol”, que propõe um questionamento sobre o que moveu sua criatividade: a arte ou a fama.

“O Código de Salvador Dalí” acompanha o historiador espanhol Tomeo L’Amo, que investiga há quase 30 anos um quadro que acredita ser uma das primeiras obras de Salvador Dalí, até que um encontro em Paris muda sua vida. “Kusama – Infinito” fala sobre as criações de Yayoi Kusama, que criou obras da pintura à escultura, passando por performances. Há 30 anos, ela vive em uma instituição psiquiátrica em Tóquio.

Em dança, a obra “Marcelo Gomes: A Anatomia de Um Bailarino” apresenta a rotina de viagens e apresentações do brasileiro conhecido como o maior bailarino de sua geração, na renomada American Ballet Theatre. Já em “Ballet Now”, a principal bailarina da New York City Ballet, Tiler Peck, é a primeira mulher a comandar o espetáculo que empresta o nome ao documentário. Ela une elementos que vão do clássico ao hip-hop, incluindo sapateado e circo.

OUTROS TÍTULOS
Já estão disponíveis no catálogo: “Heaven is a Traffic Jam on the 405” trata sobre transtorno sobre Mindy Alper, que sobre de ansiedade, depressão, mal consegue falar, e acaba parcialmente curada através da Arte. Assista também: “E a mulher criou Hollywood” sobre mulheres atuando no setor, além de “O cinema pelas lentes da Magnum Photos”, que mostra como a criação da agência representou um encontro sem precedentes entre dois mundos aparentemente opostos: o fotojornalismo e o cinema – a realidade e a ficção.

Mais de Cultura