Cultura

#NaVaranda e #mirantedaCasa apresentam nova programação

Share

O #NaVaranda convida artistas, críticos, professores, educadores e articuladores de um pensamento contemporâneo para apresentar um panorama sobre a arte e a cultura na contemporaneidade.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As publicações apresentam análises, resenhas, evocações, em formatos variados e acontecem toda terça, a partir das 10h, no perfil do Instagram e canal do YouTube da Casa de Cultura do Parque. Confira nossa programação para este mês.

Pedro França – Foto: Divulgação

Terça, 11 de agosto

Desde 2011, Pedro França vem produzindo pinturas, vídeos e instalações engajadas no rearranjo de imagens e objetos da mídia, da  história e da cultura. Para esta edição, frança produziu “Resíduo: um ensaio audiovisual sobre gif, repetição e trauma”, que termina com uma proposta de um memorial a Canudos.

França é artista e membro da Cia Teatral Ueinzz. Estudou na Escola de Artes Visuais no Rio de Janeiro e tem mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ. Entre suas principais exposições individuais e coletivas, estão “AI-5 – Ainda não acabou de acabar” (Instituto Tomie Ohtake, 2018), “Transformers” (Auroras, 2018),  “Don’t Judd me, acabei de chegar e tem uma úlcera gigantesca entre nós” (MARP, 2018), “Lugares do delírio” (MAR, Rio de Janeiro, 2017), “Frestas – Trienal” Sesc, 2017, “Objeto da natureza” (Temporada de Projetos, Paço das Artes, 2014) e “Homeroadmovie” (Centro Cultural São Paulo, 2012). Foi indicado para o prêmio Pipa em 2016, 2017, 2018 e 2019, e para o Prêmio Marcantonio Vilaça em 2019.

Maria Noujaim – Foto: Divulgação

Terça, 18 de agosto

A artista Maria Noujaim compartilha seu processo de tradução gestual do poema bíblico “Qohélet”, mais conhecido como “Eclesiastes”. O cerne do poema, que contém a famosa frase “não há nada novo sob o sol”, consiste de uma indagação acerca do sentido da vida — indagação esta a que a artista responde com os próprios sentidos do corpo, em um processo de repetição e imprevisibilidades. A tradução não se dá pela correspondência palavra-palavra, mas sim por um processo simbólico, procurando não esclarecer o poema, mas dançar sua pergunta. A partir de uma pesquisa que nasce no corpo, sua prática carrega uma espacialidade própria através do uso de materiais e desenhos.

Maria é artista, formada em Dança pela Escola Angel Vianna e doutora em História Social da Cultura pela PUC-RJ. Seu trabalho nasce de movimentos conformados entre escultura e linguagem, com investigações sobre forma e poesia. A artista frequentemente expande sua atuação por meio de exercícios pedagógicos e produção de partituras no trabalho com intérpretes. Realizou a exposição individual “Recomeços: quatro inícios” na Galeria Jaqueline Martins (São Paulo) e participou de exposições coletivas em espaços independentes e institucionais, como Observatório (São Paulo), Change-Change (Budapeste), Oi Futuro (Rio de Janeiro), Casa França-Brasil (Rio de Janeiro), Galeria Bruno Múrias (Lisboa), entre outros. Em 2020, foi selecionada para o Grants and Commissions Program Award da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, EUA).

Ali – Foto: Divulgação

Terça, 25 de agosto

O programa apresenta o Ali (arte livre itinerante): uma escola nômade de arte que estabelece trânsitos entre centros e periferias que hoje tem como foco de suas ações o distrito de Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo.

Compreendendo escola como lugar de trocas e construção coletiva de conhecimento, o projeto propõe ações continuadas de articulação e mapeamento de coletivos diversos, artistas, movimentos e espaços culturais com o objetivo de realizar cursos, encontros, grupos de pesquisas, exposições, visitas guiadas a ateliês e centro de artes além de contribuições na formação de grupos e fortalecimento de redes culturais.

Com cerca de um ano e meio de existência, fazem parte atualmente do conselho deste grupo Ana Prata, André Komatsu, Bruno Dunley, Ding Musa, Lucia Koch, Rodrigo Andrade, Sara Ramo, Wagner Morales e Gustavo Vidigal. O projeto conta com a assistência geral de Leandro Muniz e parcerias de Antônio Carlos Guerra, Evandro César, Link e Lucas Lins, todos poetas e artistas da Cidade Tiradentes.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024