Top

Thiago Honório exibe instalação inédita no MAM SP; prévia será online

“roçabarroca” (2018:2020), obrado artista mineiro Thiago Honório (Foto: Divulgação)

O artista mineiro Thiago Honório apresenta, nesta segunda-feira (10.08), uma prévia virtual da instalação “roçabarroca” (2018/2020), na página do página do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Google Arts & Culture. A obra faz parte do Projeto Parede – espaço entre o saguão de entrada do MAM e a Sala Milú Villela. A prévia online integra a programação especial de aniversário de 72 anos do museu, que vem promovendo diferentes iniciativas online.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Em “roçabarroca”, o artista veste as paredes do corredor do prédio reformado por Lina Bo Bardi com taipa de mão e pau a pique, entrelaçando ripas e toras de madeiras com galhos recolhidos no Parque Ibirapuera e vigas de bambu amarrados por sisal ou cipó, deixando as paredes em “carne viva”. O título da obra é inspirado no livro “Roça Barroca”, da poeta Josely Vianna Baptista, que traduz o mito poético da criação do mundo da tribo indígena Mbyá-Guarani do Guairá a partir de cantos sagrados. Ao unir as duas palavras, a grafia explicita elementos presentes na instalação, como roça, oca, barro e barroca.

“Há uma inversão em tal vestimenta das paredes internas do corredor – que foi tomado como uma espécie de garganta e que se inicia no Auditório Lina Bo Bardi e dá acesso ao bebedouro, ao restaurante e à sala principal de exposições do Museu -, ao se trazer para a epiderme as entranhas, aquilo que presumivelmente não seria revelado e submetido ao reboco, acabamento e pintura”, explica o artista.

Com a obra, o artista homenageia duas figuras importantes em sua trajetória: Maria Boaventura de Souza, sua avó materna, que viveu em uma casa de pau a pique no interior de Minas Gerais; e Maria de Fátima Boaventura de Souza Andrade, sua falecida tia, que em 1978 registrou a casa em fotografias. Estes mesmos registros levaram Honório a criar, agora, uma fotomontagem, que foi a maior referência para a construção da obra.


Serviço
Prévia online de “roçabarroca”, instalação de Thiago Honório
Lançamento: segunda-feira, 10 de agosto
Página Museu de Arte Moderna de São Paulo no Google Arts & Culture.

Mais de Cultura