Top

Christiane Torloni, Jorge Takla, Fause Haten e José Possi Neto participam do projeto “De Dentro Pra Fora”, de Anselmo Zolla

Cristiane Torloni – Foto: Divulgação

Qual é o futuro da arte? O que será dos espetáculos após a pandemia? Como o público irá se comportar quando pudermos voltar a sentar nas poltronas dos teatros? A arte virtual veio pra ficar? Como os artistas irão se reinventar?

De Dentro Pra Fora“, projeto idealizado pelo coreógrafo e diretor Anselmo Zolla, tenta responder a algumas dessas perguntas que afligem artistas, técnicos, diretores, produtores e espectadores. O projeto, dividido em episódios, pode ser visto no canal de Anselmo no YouTube.

José Possi Neto – Foto: Divulgação

Zolla provoca personalidades como Christiane Torloni, Jorge Takla, Fause Haten, José Possi Neto, Carlinhos de Jesus, Marilena Ansaldi e Olaf Schmidt a debaterem essas questões tão difíceis e atuais.

Para Olaf Schmidt, diretor e coreógrafo alemão, “a interação ao vivo entre o artista e a plateia não pode, e jamais poderá ser, substituída pela comunicação virtual como a internet e serviços de streaming, uma vez que a mensagem tem apenas uma direção, é unilateral”. A atriz Christiane Torloni acredita que “aconteceu na contramão do que se imaginava uma grande abertura de conhecimento. Nós estamos vendo uma geração inteira poder ter acesso a alguma coisa que não tinha. Daí virá também uma nova, linda e rica expressão de cultura, seja de artes plásticas, de artes cênicas, todas as artes. Muitos artistas melhorarão. O mundo das artes nunca mais será o mesmo”.

Fause Haten – Foto: Divulgação

O figurinista e ator Fause Haten opina: “A oportunidade de estar sentindo a respiração de um ator na minha frente cada vez vai ser mais importante e cada vez será mais valorizada. Mas os artistas, como seres criativos que são, começam a encontrar formas de se relacionar artisticamente com seu público através das mídias que a gente tem”. Já o encenador Jorge Takla está convencido de que “estamos vivendo uma realidade muito violenta, que é um grande colapso. Um colapso moral, ético, político, cultural, ambiental, econômico e isso é muito difícil. Estamos vivendo num país onde o Presidente da República disse que um povo armado jamais será escravizado e nós sabemos muito bem que um povo educado e culto jamais será escravizado”.

Jorge Takla – Foto: Divulgação

O diretor José Possi Neto anuncia: “Depois dessa pandemia, o teatro e as artes seguirão com o seu papel milenar que repensa, redimensiona, critica e indica novos caminhos pro homem e pra sociedade. Há emoção, há catarses provocadas só diante do ritual da encenação”. Já a atriz e bailarina Marilena Ansaldi prevê dias difíceis: “O Brasil, infelizmente, vive um retrocesso! A arte cada vez mais estará diluída, desaparecendo, não se sabe o que virá depois dessa doença. Será um novo mundo, um novo olhar. Todos os artistas desse País são grandes heróis!”

Os episódios podem ser vistos na página:

https://www.youtube.com/channel/UC4pjuTO2zx8X1b_tyfRLsLQ

Mais de Cultura