Top

Cinesolar Janela: prédios viram salas de cinema em meio à pandemia

Foto: Fábio Eufrazio

Com a pandemia, a Brazucah Produções precisou adaptar o Cinesolar, projeto itinerante que todos os anos leva o cinema, movido a energia solar, para comunidades de todo o País. Em novo formato, o Cinesolar Janela terá projeções feitas em paredes e telas de conjuntos habitacionais. As atividades acontecem nos dias 07, 08, 09, 14 e 15 de agosto, apoiadas pelo Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e serão realizadas em Osasco, Cidade Tiradentes, Cohab Inácio, Heliópolis e Campo Limpo.

Serão exibidos filmes nacionais e internacionais de curta metragem, totalizando quase duas horas de programação, que abordam temas ambientais relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da ONU. Para proporcionar uma autêntica experiência de cinema, os moradores também receberão pipoca para preparem em suas casas.

Foto: Israel Barreto

Após muitos estudos, a Brazucah adaptou o projeto para o Cinesolar Janela. Assim os moradores poderão assistir aos curtas-metragens de dentro dos seus apartamentos e respeitando todas as normas de segurança. Para Cynthia Alario, sócia-proprietária da Brazucah e idealizadora do projeto, é uma fase desafiadora. “Fato é que, pela primeira vez, há uma nova forma de acompanhar o Cinesolar. É o ‘novo normal’ dentro do universo do cinema ao ar livre no Brasil”, comenta.

“O apoio do Mercado Livre ao Cinesolar, pelo segundo ano consecutivo, tem o objetivo de democratizar o acesso às produções culturais e promover a sustentabilidade nas comunidades nas quais a empresa opera, reforçando a contribuição da companhia para os seus entornos” afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Além das sessões de cinema, O Cinesolar Janela contemplará Osasco, Heliópolis e Campo Limpo para participarem das “oficinemas” que irão funcionar em um novo formato e são todas online. As atividades, antes presenciais, visam problematizar e debater os problemas locais e globais de sustentabilidade em cada uma das comunidades. Além de introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual com o intuito de produzir um vídeo como resultado do processo construído no decorrer da oficina, têm a proposta da realização de “vídeos de bolso.

Serviço

Cinesolar Janela

Data: 07 de agosto.
Local: Projeto Residencial José Camarotto.
Endereço: R. Ananias de Almeida, 570 – Quitaúna – Osasco.
Horário: a partir das 19h.

Data: 08 de agosto.
Local: Conjunto Habitacional Colatina.
Endereço: Rua dos Têxtis, 973 – Cidade Tiradentes – São Paulo.
Horário: a partir das 18h.

Data: 09 de agosto.
Local: Conjunto Habitacional Inácio Monteiro.
Endereço: Rua Barão de Monteiro de Tremembé – Bairro Inácio Monteiro – São Paulo.
Horário: a partir das 18h.

Data: 14 de agosto.
Local: Condomínio Residencial Sabesp.
Endereço: Rua João Lanhoso,161 – Bairro Heliópolis – São Paulo.
Horário: a partir das 19h.

Data: 15 de agosto.
Local: Conjunto Habitacional Instituto Adventista .
Endereço: Rua Arroio Tipiaia – Capão Redondo – São Paulo.
Horário: a partir das 18h30.

Mais de Cultura