Cultura

Teatro #EmCasaComSesc traz monólogos de Caco Ciocler, Fabiana Gugli e Soraya Ravenle

Share

Foto: Divulgação/Instagram

O Sesc São Paulo promove desde maio a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissã de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. Nesta semana, o público assiste  aos monólogos “Medusa”, com Caco Ciocler, “Terra em Trânsito”, interpretado por Fabiana Gugli, e “Instabilidade Perpétua”, com Soraya Ravenle.

Na quarta-feira (29.07), Ciocler encena “Medusa”. Originalmente, o solo forma parte do espetáculo “Fluxorama”, com direção de Monique Gardenberg e texto de Jô Bilac, composto por quatro peças curtas – Amanda, José Guilherme, Valquíria e Medusa, esta última sugerida por Gardenberg ao autor quando convidada para dirigir a primeira encenação. No texto, Ciocler interpreta a tentativa desesperada de um homem de meditar em meio ao caos urbano. Ao tentar esvaziar a mente, a questão do sentido na vida se coloca em seu caminho. A peça oferece uma reflexão, ora cômica, ora dramática, a respeito do homem contemporâneo e sua existência num mundo em aceleração.

“Fluxorama” surge de um processo de investigação da dramaturgia performativa e toma o ato de pensar como ponto de partida para a criação. A narrativa é constituída sob a ótica de personagens que vivenciam situações-limite, tornando-se reféns do fluxo de seus pensamentos e memórias, num curso ininterrupto de consciência.

Foto: Reprodução/Instagram/@ fabigugli

Fabiana encena, na sexta-feira (31.07), “Terra em Trânsito”, espetáculo dirigido por Gerald Thomas e com a participação de Marcos Azevedo. A peça narra a história de uma cantora de ópera que se encontra dentro de um camarim em processo de concentração, aquecimento e delírio. Ela conversa o tempo todo com um cisne e alimenta o animal, com a intenção de fazer foie gras. O texto, uma homenagem a Glauber Rocha, é lúdico, verborrágico e nos remete ao universo das grandes estrelas atormentadas, como Judy Garland ou Bette Davis. Nervosa o tempo todo, a diva se ajeita no espelho, fala pelos cotovelos, arruma o cabelo, o figurino, aquece a voz, dança e divaga sobre o mundo e a vida.

Foto: Reprodução/Instagram/@ sorayaravenle

No domingo (02.08), Soraya apresenta “Instabilidade Perpétua”, seu primeiro solo teatral, baseado no livro homônimo do filósofo e poeta paulistano Juliano Garcia Pessanha. A obra, publicada em 2009, apresenta uma coletânea de ensaios filosóficos e historietas. Assinando a dramaturgia com Diogo Liberano, Soraya instiga o público com aspectos filosóficos da existência humana em sociedade, oferecendo ao espectador uma maneira de enxergar a vida através das próprias feridas. A encenação é o resultado de um processo colaborativo que contou com quatro diretoras: Julia Bernat e Stella Rabello, responsáveis por esta adaptação audiovisual, e que junto com Daniela Visco e Georgette Fadel formam o grupo de diretoras da encenação para o teatro.

Assista online em sesctv.org.br/aovivo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024