Top

Museus cancelam mostras de Jon Rafman por acusação de má conduta sexual

Jon Rafman e sua mãe – Foto: Reprodução/Instagram/@jonrafman

Quatro museus em todo o mundo cancelaram exposições de Jon Rafman em resposta a reclamações nas mídias sociais de suposta má conduta sexual que teriam sido levadas a cabo pelo artista canadense de mídia digital.

Os museus – o Kunstverein Hannover; o Museu Hirshhorn e o Sculpture Garden, em Washington, DC; e o Musée d’Art Contemporain de Montréal – tinham cada um exposições solo agendadas para este ano.

O Kunstverein Hannover, que planejava exibir o “Dream Journal” (2016–19), incluído na Bienal de Veneza 2019, confirmou seu cancelamento nesta terça-feira (28.07) em comunicado divulgado à Artnet News.

“Como sabemos das alegações, adiamos a exposição com Jon Rafman até que essas alegações sejam esclarecidas”, disse um porta-voz.

Os museus entraram em ação depois que três mulheres compartilharam suas lembranças de encontros sexuais com Rafman no Instagram @surviving_the_artworld, que publica alegações de comportamento abusivo no mundo da arte.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Surviving The Art World (@surviving_the_artworld) em

“Entendo que as instituições estão sob imensa pressão nos dias de hoje para responder a uma variedade de preocupações da sociedade e, avançando como comunidade, espero que haja uma maneira de abordar essas questões de maneira diferenciada”, disse Rafman em um email para a Artnet News. “Acredito que o devido process seja incrivelmente importante nessas situações.”

Rafman conheceu todas as três mulheres online e duas no aplicativo de namoro Tinder, de acordo com seus posts. As acusadoras são a artista Anne-Marie Trépanier e a administradora de artes Emily Cadotte, ambas com 28 anos, e uma terceira mulher que permaneceu anônima.

Cada uma delas sugere que o relacionamento com Rafman foi caracterizado por um desequilíbrio de poder que os deixou desconfortáveis.

Em uma publicação no Instagram @surviving_the_artworld, Anne-Marie disse que adicionou Rafman como amigo do Facebook em 2014, aos 21 anos. Mais tarde, a convite dele, ela diz que foi jantar com o artista, sua mãe e um curador,  e que depois ela e Rafman dormiram juntos. Ela alega que encontros sexuais posteriores a deixaram se sentindo “nojenta, suja … envergonhada, muito envergonhada”. Em suas acusações, Emily disse que continuou a conversar com Rafman depois de um encontro sexual “desconfortável” “porque o via como um porteiro na cena artística de Montreal da qual ela tanto queria fazer parte”. E acrescentou: “Ao reconhecer minha própria cumplicidade nessa situação, levei muito tempo para identificar o que havia acontecido ao longo de um mês ou dois como coerção sexual e abuso de poder”. Com informações da Artnet News.

Mais de Cultura