Top

Festival internacional de fotografia tem inscrições abertas

“Coroada”, obra de Renato Galucci (SP), ganhou a estatueta de Melhor Foto Sensual – Edição 2019/2020 – Foto: Divulgação

O 6º Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) está com as inscrições abertas até 25 de agosto de 2020. O ano que postergou, acelerou, congelou planos e parece ter transformado a forma do ser humano entender o que o rodeia, trouxe uma revolução na história do BPS, agora, Group BPS.

Além do Festival Internacional de Fotografia, que tem conquistado fotógrafos e público de todas as partes do Brasil e do mundo, uma série de novidades aportou no projeto com o objetivo de celebrar essa arte e levar uma experiência única aos amantes das transformações e dos cliques.

“Ermitão”, obra de Mirian Costa (PR), conquistou três estatuetas- Melhor Retrato de Pessoas, Melhor Foto Digital e Foto de Capa – Edição 2019/2020 – Foto: Divulgação

Prêmio

A corrida pelas estatuetas e prêmios especiais está valendo. Trabalhos de fotógrafos brasileiros e estrangeiros chegam diariamente aos curadores do “Oscar” da fotografia. A expectativa deles é receber mais de 13,5 mil imagens, batendo, assim, o recorde de obras admitidas na temporada 2019/2020.

Para a edição 2020/2021, os participantes poderão escolher entre mais de 20 categorias disponíveis. Rodrigo Nimer, diretor-executivo do Group BPS destaca duas novidades. “A categoria Especial Unicef, que contempla trabalhos com a temática dos direitos das crianças; e a Especial Lockdown, que receberá imagens que estabeleçam uma relação com a reclusão e a realidade imposta pela pandemia de Covid-19”, detalha.

As inscrições podem ser feitas somente pelo site oficial do festival. Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos originais/autorais gratuitamente. A partir da terceira foto, paga-se uma taxa de R$ 25 por cada obra inscrita, sendo, no máximo, 30 fotos por autor.

“Pôr do Sol em Santos”, obra de Ale Andreazzi (SP), ganhou a estatueta de Melhor Foto Drone – Edição 2019/2020 – Foto: Divulgação

As imagens recebidas para o “Oscar” da fotografia passam pelo crivo de curadores e galeristas nacionais e internacionais. Em uma segunda fase, é a interação do público nas redes sociais que aponta os cliques vencedores.

“O potencial artístico é o fator mais relevante, é o que a curadoria avalia. Depois, as imagens são postadas nas redes sociais do festival. As observações do público sobre as fotos são de extrema importância e, muitas vezes, chamam a atenção para aspectos não percebidos pelos curadores”, explica Cleber Medeiros, fotógrafo curador do BPS. A dica, então, é fazer a inscrição o quanto antes. Quanto mais tempo de exposição nas redes, mais impressões e interações a imagem pode causar.

 

Mais de Cultura