Top

Zezé Motta na luta contra o racismo: “aproveito o espaço da mídia para denunciar e combater”

Live está programada para às 16h deste sábado (Foto: Sthep Munnier)

Figura respeitada na música, televisão e cinema, Zezé Motta inspira outras mulheres a vencer o racismo e o preconceito. Neste sábado (25.07) – quando é celebrada a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa – ela conduz a live “Zezé Motta – Mulher Negra”, a partir das 16h, no Youtube e em outras redes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A data serve para relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravização. “Iniciar uma carreira em qualquer segmento é difícil e mantê-la é mais complicado, ainda mais com os conflitos que temos, sejam eles de gênero ou de cor”, explica a artista, que a data é o reconhecimento de uma batalha que ela própria enfrentou e diz ter conseguido vencer.

“Certa vez ouvi da saudosa Lélia Gonzalez, ‘nós não temos tempos para lamúrias. Temos que arregaçar as mangas e virar esse jogo’. E essa frase ficou definitiva na minha vida. Hoje não sofro com a discriminação racial, mas aproveito o espaço da mídia para denunciar, combater. E vejo isso como uma missão”, pontua.

REPERTÓRIO
Ao vivo, Zezé cantará músicas que consagraram seu contralto poderoso na MPB e que também inspiraram compositores como Moraes Moreira, Luiz Melodia e Rita Lee. Também farão parte músicas onde Zezé foi inspiração para compositores, como por exemplo “Tigresa”, de Caetano Veloso.

PRODUÇÃO
A live será apresentada por Luiza Brasil em conjunto com atriz Aline Dias (destaque em “Salve-se Quem Puder”, da TV Globo. Quem assina o roteiro é a cineasta Yasmin Thayná (criadora do Afrolix) e a direção é de Consuelo Cruz (editora de conteúdo no Youtube do canal GNT). A transmissão acontecerá direto do Rio de Janeiro, no terraço do hotel Yoo2, com vista deslumbrante para o Pão de Açúcar e para a Enseada de Botafogo.

Mais de Cultura