Top

Ruy Castro dá curso de escrita e já prepara nova obra

Ruy Castro – Foto: Fabio Setimio

O jornalista e escritor Ruy Castro está se preparando para mergulhar no texto de um novo romance: “Os perigos do Imperador” é uma trama policial passada no Rio de Janeiro por volta de 1870 e tem como protagonista D. Pedro II. “Como só tenho ideias para livros de ficção de dez em dez anos, chegou a vez deste”, diz.

SIGA O RG NO ISNTAGRAM

A ficção é um dos temas que ele trabalha na oficina online Três Graus da Escrita, pelo Instituto Estação das Letras. Textos de não ficção e crônica são os outros temas das aulas, que acontecem dias 3, 10 e 17 de agosto, pela plataforma Zoom.

Os segredos da biografia, da reportagem e da reconstituição histórica; os romances que exigem pesquisa e os que se valem exclusivamente da imaginação; e o como “conversar” com o leitor, como descobrir assuntos e o que é ou não assunto de crônica serão tratados nestes três encontros, que estão com inscrições abertas (iel@estacaodasletras.com.br).

Mas as novidades não param por aí. Ruy está debruçado em cima de “Ela É Carioca: Uma Enciclopédia de Ipanema”, livro esgotado e que vai ganhar reedição ainda este ano, atualizada, ampliada [com vários verbetes novos] e definitiva.

A obra retrata a influência que o bairro da zona Sul exerceu sobre a cultura brasileira: a Bossa Nova, o Cinema Novo, a Banda de Ipanema, a Esquerda Festiva, a Fossa, o Pasquim, os botequins históricos. Traz também perfis biográficos de ícones da cultura nacional, entre eles Tom Jobim, Leila Diniz, Rubem Braga, Tônia Carrero, Millôr Fernandes, Danuza Leão, Vinicius de Moraes, João Saldanha, Ernesto Nazareth, Fernando Sabino, Jaguar, Odete Lara, Gerald Thomas, Walter Clark, Cazuza, Ziraldo e Zuzu Angel.

Os escritores citados no livro mais recente do autor, “Metrópole à Beira-Mar: o Rio Moderno dos Anos 20”, também estão sendo lidos pelo escritor para uma superantologia de textos, contos, frases e poemas, que se chamará “As Vozes da Metrópole”, ainda sem previsão de lançamento.

“Estou cada vez mais fascinado por, entre outros, João do Rio, Alvaro Moreyra, Agrippino Grieco, Gilka Machado, Benjamim Costallat. Foram os autores mais ousados e surpreendentes daquela época”, confessa.

As inscrições estão abertas pelo iel@estacaodasletras.com.br e cabem para frequentadores de todos os lugares, em virtude da viabilidade da plataforma Zoom. R$ 300.

Mais de Cultura