Top

Teatro #EmCasaComSesc traz monólogos com Renato Borghi e Irene Ravache

Irene Ravache – Foto: Reprodução/Instagram/ireneravacheoficial

Nomes importantes do teatro brasileiro como Celso Frateschi, Georgette Fadel, Sérgio Mamberti, Cacá Carvalho, Gero Camilo, Matheus Nachtergaele e Denise Fraga já passaram pela série Teatro #EmCasaComSesc. Desde maio, o Sesc São Paulo promove a transmissão diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Iniciando a programação da semana, nesta segunda-feira (13.07), Pascoal da Conceição apresenta “Os Malefícios do Tabaco”. Desde a estreia em 1996, o monólogo já foi apresentado diversas vezes, em teatros, ocupações e outros locais, e agora será levado ao formato digital. Escrito pelo médico, dramaturgo e escritor russo Anton Tchékhov, o espetáculo acompanha a apresentação de uma palestra do personagem N., sobre os prejuízos que causa à humanidade o uso e o abuso do tabaco.

Na quarta-feira (15.07), dia em que a série Teatro #EmCasaComSesc completa dois meses no ar, Renato Borghi apresenta “Meu Ser Ator”, para o qual retirou da estante os grandes textos que marcaram seus 62 anos de carreira. Como um exercício de memória, ele se transporta para as épocas e ambientes que moldaram alguns dos maiores clássicos do teatro brasileiro. A ideia é reviver solilóquios, diálogos e situações cênicas que fizeram de Borghi o ator que ele é. Além de resgatar trechos inesquecíveis das obras de Gorki, Brecht, Oswald de Andrade, Shakespeare, Tchekhov e Beckett, Borghi também faz uma homenagem a seus colegas de palco e aos grandes mestres que guiaram sua trajetória, como Eugênio Kusnet e Madame Morineau.

A atriz Irene Ravache apresenta na sexta-feira (17.07), Alma Despejada”, peça que conta a história de Teresa, que depois de morta faz sua última visita à casa onde morou. O imóvel foi vendido e sua alma, despejada. Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente. No texto de Andréa Bassitt, escrito especialmente para Ravache, a personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida. Sempre de maneira poética e bem-humorada, Teresa lembra de histórias e pessoas importantes em sua vida, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e sua melhor amiga, Dora. Sob a direção de Elias Andreato, o espetáculo estreou em São Paulo em setembro de 2019.

Além das lives no YouTube, o SescTV lança em 23 de julho uma série de documentários dedicados ao teatro: “Cena Inquieta”, com curadoria de Silvana Garcia e direção de Toni Venturi. A série é uma abrangente cartografia sobre a nova geração do teatro de grupo produzido no Brasil. Composta por 26 documentários de 55 minutos cada, o trabalho mapeou os mais importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Assista. online em sesctv.org.br/aovivo. Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv E no facebook: https: facebook.com/sesctv.

Mais de Cultura