Top

Spotify lança Sofia, 1ª áudio série brasileira com Cris Vianna, Monica Iozzi, Otaviano Costa e Hugo Bonemer

Cris Vianna, Monica Iozzi, Otaviano Costa e Hugo Bonemer estão no elenco de “Sofia”, a primeira áudio série brasileira do Spotify. (Foto: Divulgação/Pedro Dimitrov)

A plataforma de streaming Spotify lançou nesta terça-feira (07.07) Sofia, a primeira áudio série de ficção com roteiro em formato de podcast no Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Entre os nomes, grandes atores e atrizes integram o elenco: Cris Vianna como Sofia, a assistente virtual mais intuitiva do mundo; e Monica Iozzi como Helena, a operadora de Sofia; Otaviano Costa como Carlos; e Hugo Bonemer como Dani.

Em coletiva de imprensa em que RG esteve presente, a atriz Cris Vianna, que empresta sua voz para a protagonista da áudio série, contou que foi uma experiência muito nova e totalmente diferente de tudo que ela já fez, uma vez que teve de tirar todo o sentimento de sua voz para entregar a inteligência artificial de Sofia, sua personagem.

“Foi a experiência mais diferente que eu já vivi na minha vida, sem dúvida, porque a Sofia é a personagem mais inteligente que eu já interpretei na minha carreira, mas também ela é muito contida de apresentar seus sentimentos. A princípio, nós fomos em dois caminhos: primeiro, era entender que ela escutava coisas e, com isso, ela ia sutilmente se humanizando. Com isso, percebemos que minha voz saia muito humana, mas buscávamos uma Sofia inteligência artificial. Eu tinha que me afastar de todo e qualquer sentimento. Então, para mim, foi uma experiência muito diferente”

Já Otaviano Costa vê esta chance como um novo lugar para encontrar sua voz, uma vez que, mesmo já tendo diversas dublagens no currículo, gravar uma áudio série foi um encontro com este novo pedaço, que o fez imaginar como eram gravadas as rádio-novelas. Fora isso, para o ator, umas coisas mais legais foi estar ao lado de novo de Monica Iozzi, com quem apresentou o extinto “Video Show”.

“Eu acho que, eu que sempre trabalhei com a minha voz, comecei minha carreira trabalhando em áudio, já fiz tantas coisas com a minha voz, várias dublagens, mas, para mim, foi uma jornada muito interessante. Foi um local da voz que eu nunca tinha feito desta maneira porque, quando vamos dublar, por exemplo, a gente não contracena, a gente faz tudo sozinho. Tive uma experiência excepcional de, primeiro, encontrar com a minha parceira de Vídeo Show, Monica Iozzi, a minha maluca preferida, e foi uma experiência incrível. Foi uma troca olho no olho, teatral ali na hora, e é fantástico ver pronto, com todos os efeitos da sonoplastia e me remeteu muito às fotonovelas, que eu nunca pude fazer, mas conheci no Vídeo Show”

O ator Hugo Bonemer agradece a oportunidade dada pelo Spotify porque, segundo o próprio, ele conseguiu atingir um nível de interpretação com novos sotaques e jeitos que ainda não tinha feito em nenhum produto ou projeto que havia participado.

“Eu tive a oportunidade de me arriscar um pouco mais neste trabalho e de fazer uma coisa que talvez eu não tivesse coragem de fazer se eu aparecesse, que é fazer um personagem com um sotaque diferente com uma interpretação que eu estou habituado de me arriscar a fazer no audiovisual. Isso para mim foi uma delícia. Eu tive muito estranhamento de me escutar no começo que eu até me questionei se tinha escolhido o caminho certo. E depois eu fiquei feliz e fiquei mais tranquilo. O personagem é uma inspiração no Jesse Pinkman, da série “Breaking Bad”, e ele tem muito sono, fome, tesão e se sente muito injustiçado por amar muito a Sofia”

Na produção, Helena (Monica Iozzi) é uma das milhares de operadoras de Sofia (Cris Vianna) e passa seus dias espiando o mundo dos usuários da assistente virtual, ajudando-os a navegar em suas perguntas e demandas. Apenas um detalhe: os usuários não sabem que ela é real. Ao longo do caminho, o mundo de Helena também se torna mais difícil de navegar, pois ela tenta se divorciar de seu marido, Dani (Hugo Bonemer), enquanto mantém seu chefe Carlos (Otaviano Costa) feliz e satisfeito.

A primeira áudio série do Spotify, Sofia, é baseada em Sandra, uma produção original da Gimlet, empresa adquirida pelo Spotify em 2019.

Todos os episódios da áudio série Sofia já estão disponíveis no Spotify para você maratonar.

 

Mais de Cultura