Foto: Divulgação
O Desafio 10×10, gincana nacional que tem como objetivo alimentar 10 milhões de famílias, recebe doação de obra produzida coletivamente pelos artistas Sapiens Questione, Thiago – Meio Kilo, Agnaldo_Mirage, Ivo Ferreira – IZU, Joks Johnes, Heitor Ohas, Rocha Art e Waldir Grisola Junior – Age ação visual, para participar de leilão solidário.
Com curadoria da Galeria ZIV, o encontro dos artistas da cena do grafite paulistano resultou em um painel coletivo como fruto de doação do talento, da capacidade técnica e do tempo desses realizadores, que acreditam no poder transformador da arte. “Esta iniciativa inédita no mercado de arte contemporânea produziu uma obra construída em grupo e ao mesmo tempo individualmente. Harmoniosamente, de forma revezada, cada artista interagiu com o painel e, no final da composição, esses cinco painéis expressam o traço, a arte e a sensibilidade de oito artistas diferentes, vindos dos mais diversos históricos econômicos e sociais e em prol do mesmo objetivo: ajudar aqueles que mais precisam”, conta Evandro Macedo, sócio da ZIV .
Foto: Divulgação
O painel estará disponível para leilão online até 20 de julho, com lance mínimo de R$ 50 mil. Os recursos arrecadados pela gincana do Desafio 10×10 serão convertidos integralmente em cestas básicas digitais que serão distribuídas durante três meses para as famílias cadastradas pela iniciativa. As cestas possibilitarão a compra de produtos alimentícios e de limpeza e funcionarão, ainda, como instrumento de fortalecimento do comércio local nas comunidades. Os fundos serão geridos pela Doare, plataforma especializada em arrecadação de doações online, e distribuídos às famílias beneficiadas pelas ONGs CUFA (Central Única das Favelas), ChildFund e Gerando Falcões.
Foto: Divulgação
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP), maior agência humanitária do mundo, por meio do Centro de Excelência contra a Fome Brasil, atuará na coordenação de mobilização de atores, e na coordenação de ações de logística de organizações parceiras, dentre outras ações. Juntas, as quatro instituições membros do conselho de governança da campanha têm presença nacional direta, ou por meio de parceiros, chegando até a comunidades de baixa renda, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhos.
Edgard Gouveia Júnior – Foto: Divulgação
O Desafio 10×10 surge para enfrentar a realidade da fome e da desigualdade, vivida por milhões de famílias e piorada pela eclosão do novo coronavírus. “Os mais vulneráveis serão afetados de maneira devastadora, com os efeitos da desigualdade sendo intensificados e potencialmente gerando uma grave crise social”, diz Edgard Gouveia Júnior, idealizador da gincana. “O sociólogo Betinho já dizia que que tem fome, tem pressa. É este sentido de urgência que nos fez criar e lançar o Desafio 10×10”.
Como funciona
O Desafio 10×10 mobiliza a sociedade por meio da Onda Jovem, o engajamento da Geração Z, formada por jovens nascidos entre 1995 e 2000 e que, no Brasil, chegam a 30 milhões. Um exemplo recente, e bem conhecido do poder de influência desta geração, é a mobilização contra as mudanças climáticas promovida pela adolescente Greta Thunberg.
A partir do Desafio 10×10, a Onda Jovem vai se mobilizar, até 22 de julho, para arrecadar fundos e desafiar mais pessoas para entrarem na “coopetição” (mistura de cooperação e competição) contra a fome e a desigualdade, por meio das redes sociais e outros meios virtuais.
A base da gincana é a plataforma https://desafio10x10.com.br/. É nela que os apoiadores desafiam suas bases de fãs, amigos e parentes, a partir das paixões que movem todos os brasileiros, como a música, esportes e games. O resultado da arrecadação será exibido em tempo real na plataforma, aumentando o sentimento de “coopetição”.
Foto: Divulgação
Quem participa
O Desafio 10×10 é apartidário. A mobilização e participação voluntárias de articuladores e instituições são fundamentais para o sucesso deste jogo.
Idealização: Jornada X.
Realização: Causar, ChildFund, CUFA, Doare, Gerando Falcões, Lema, Purpose .
Sponsor B, Take, Tátil.
Parceria: WFP, UniãoBR .
Apoio: ABAP, Abrasce, Abres, ACMD, Ambev, Ancar, Andre Bello, Arca+, Asas, Assine Bem, Atados, Belas Artes Drive In, Bettha, Caçadores de Bons Exemplos, Cia de Talentos, COC, Conaje, Crossmedia, DH10M, Escoteiros do Brasil, Facens, FGV , Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Fundação Telefônica Vivo, Gastromotiva, Gooders, Grupo Agathos, H2i, HSM, IED, Impact Hub, IYD, JARJ, Loud, Mogauma, Network Media, NeuroBanco, Newton, Novi, Nube, Prêmio Esports, Projeta Sorocaba, SEMEL, Ser+, Seven Zee, Sexta Básica, SingularityU Brazil, Trigg, Unicamp, Unicuritiba, UniSul, URI, Victory, Viração, ZIV Gallery.
Plataforma Desafio 10×10: https://desafio10x10.com.br/.
Instagram: @desafio_10x10 #Desafio10x10.
Facebook: Facebook/desafio10x10.
Link do leilão: https://www.esolidar.com/auction/detail/2315-leilao-do-painel-coletivo-do-desafio-10×10#.