Top

Programação de julho #NaVaranda da Casa de Cultura do Parque

Casa de Cultura do Parque – Foto: Divulgação

Artistas, críticos, professores, educadores e articuladores de pensamento contemporâneo trazem um panorama sobre a arte e a cultura na contemporaneidade no programa #NaVaranda da Casa de Cultura do Parque.

As publicações apresentam análises, resenhas, evocações, em formatos variado e acontecem toda terça, a partir das 10h, no perfil do Instagram e canal do YouTube da Casa de Cultura do Parque.

Em julho, os convidados são o professor de filosofia José Bento Ferreira, a artista visual e professora de artes Renata Felinto, o crítico de arte Tiago Mesquita e o editor de literatura Paulo Werneck.

Veja a programação completa:

José Bento Ferreira

– professor de filosofia –

Tema: visitas online a museus.

Terça, 7 de julho

Com a proposta de conduzir visitas virtuais a espaços de exposição, José Bento Ferreira começa pelo Masp, marco afetivo e político para os paulistanos, identificando tensões entre os diversos discursos sobre as obras de arte. Nesta coluna de 16 minutos, utilizando o Art and Culture do Google, o professor comenta a expografia do acervo em cavaletes de cristal e pedestais de concreto criada por Lina Bo Bardi, para então se debruçar na obra de Hieronymus Bosch: “Tentações de Santo Antão”. Outros quadros de Bosch com o mesmo tema em outros museus também são analisados e comparados.

Renata Felinto

– artista visual e professora de artes –

Tema: produção artística em contextos adversos

Terça, 14 de julho

Com enfoque na produção artística fora do eixo Sudeste-Bahia, Renata Felinto apresenta artistas jovens que não estão nos grandes centros urbanos, a maioria mulheres. No primeiro encontro, a professora de artes apresenta Maria Macedo, nascida em Quitaiús, interior do Ceará e hoje vive em Juazeiro do Norte, e Eliana Amorim, de Exu, interior de Pernambuco. As duas artistas trabalham muito juntas e, embora suas não façam cruzamento do ponto de vista temático, elas têm um objetivo em comum que é como desvendar a história sobre a sua ancestralidade.

Tiago Mesquita

– crítico de arte –

Tema: crítica, arte e imagem na história.

Terça, 21 de julho

No período da pandemia, boa parte dos encontros e reuniões acontecem por meio de dispositivos, como câmeras, computadores e celulares. Antes de tudo acontecer, artistas como Renata Lucas, Koo Jeong A e Jean Luc Godard pensaram sobre essa intermediação. Tiago Mesquita analisa nesta apresentação as diferentes relações com esse tipo de imagem.

Paulo Werneck

– editor e jornalista –

Tema: lançamentos literários.

Terça, 28 de julho

Há 15 anos, Bob Wolfenson viu seu estúdio ser inundado pela enchente em São Paulo e, em fevereiro deste ano, a tragédia se repetiu. Conseguiu recuperar parte do acervo, mas o que ficou submerso e danificado, o fotógrafo encontrou outros sentidos nas interferências e está lançando um livro com este material: Sub/Emerso (Editora Ipsis). Paulo Werneck, editor da revista Quatrocincoum, faz uma resenha sobre este lançamento nesta edição do programa.

Mais de Cultura