Top

Heslaine Vieira aproveita tempo livre para estudar e se aperfeiçoar como atriz

Foto: Deborah Pimentel

Ela é jovem, bonita, experimentou grande sucesso no papel de Ellen em “Malhação – Viva a diferença”, atualmente em reprise na TV Globo, e dedicada aos estudos. Heslaine Vieira está escalado para a próxima nove das 6h da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, em que viverá sua primeira vilã, uma princesa da pequena África, Zayla Maquemb – cujas gravações foram adiadas devido à pandemia de Covid-19 -, e também aguarda a estreia de “As five”, um spin off [tipo uma continuação da vida das personagens] de “Malhação – Viva a Diferença”, que deve ir ao ar agora neste segundo semestre de 2020.

Heslaine sonha em fazer teatro e viajar o Brasil mostrando um espetáculo, assim como deseja voltar às aulas de canto. “Eu acredito no artista completo e para isso precisa de tempo e investimento. Assim que eu puder, voltarei a me dedicar às aulas”, diz.

Ademais, ela se preocupa muito com os estudos, está aproveitando o tempo livre para aprender mais e mais, além de se ambientar com a vida nova – passou a morar sozinha pouco antes do início do isolamento social. “Morar sozinha me trouxe muitos questionamentos e mudanças de opinião”, explica.

Quando o assunto é beleza, ela se mostra uma jovem vaidosa e cuidadosa, tanto com a pele como com o cabelo. A atriz levou um papo com RG. Leia íntegra da entrevista a seguir.

Como tem passado a pandemia? Está em casa, sozinha, com a família?

Infelizmente, não. Um pouco antes da quarentena, acabei me mudando e hoje moro sozinha.

Onde vive?

Eu moro no Rio já faz mais de dez anos. Porém, estou sempre na ponte área a trabalho, mas a minha residência fixa é aqui no Rio.

Como tem feito para fazer suas compras, sai de máscara ou compra tudo online?

Tenho pedido bastante coisa online, mas tem coisas que infelizmente é melhor pessoalmente, né? Então o máximo de precaução ainda é pouco, mas sempre acompanhada de máscara e álcool em gel. Na volta, aquele ritual que aprendemos de lavar todas as compras e ir direto para o banho.

Como tem ocupado seu tempo livre?

Me reconectando comigo mesma e aproveitando para minimizar os danos do isolamento social estudando! Para a novela, cursos livres e pretendo voltar com o curso de inglês! Além de tudo, tenho passado tempo na cozinha me arriscando a fazer pratos diferentes e cuidando das minhas plantinhas.

Como foi sua formação como atriz? Onde estudo, com quem, quando?

Eu me formei em teatro e circo! Uma projeto social do 7 de Outubro na minha cidade natal – Ipatinga/Minas Gerais. Os professores pertenciam ao grupo Farroupilha e nos ensinaram – a mim e ao meu irmão – tudo sobre palco. Mais tarde no Rio, fizemos dois anos de aula de teatro e vídeo com a Andrea Avancini, além de aulas com o Luiz Antônio Nascimento. Depois disso, workshops que são comuns na vida de todos os atores que adoram estudar. Fiz cursos com a Estrela Straus e com o Sérgio Penna, além de outros. A minha intenção é continuar estudando, e o próximo passo é fazer um workshop nos Estados Unidos, indicado pela Estrela. Quando tudo isso passar!

Chegou a trabalhar com algo senão como atriz?

Sim. Muitos de nós, atores, em algum momento da vida fizemos outras coisas! Diferentemente do que muitos pensam, a carreira exige muito estudo e investimento. Os cursos nem sempre são acessíveis e os trabalhos no começo também não são tão frequentes. Tive muita sorte de estrear já aos 12 anos na HBO em “Filhos do Carnaval”, e não foram muitas as vezes em que precisei trabalhar com outras coisas, e sou muito grata por isso. Eu tenho consciência que isso não é comum, muito pelo contrário, e tem muita gente talentosa batalhando por espaço esperando uma única oportunidade.

Quais foram seus primeiros trabalhos como atriz?

Foram em cinema e teatro. “Filhos do Carnaval”, pela HBO, e “Pedro e Bianca”, pela TV Cultura.

Como chegou à novela “Malhação – Viva a Diferença”?

Todos passam por testes para integrar o elenco de qualquer produção, né? Enquanto fazia projetos de cinema, em São Paulo, fui fazendo as seletivas durante três anos. Na quarta vez, passei, e sou muito grata que tenha sido na temporada de “Viva a Diferença”. Admiro muito o trabalho do Cao (Hamburguer) e já admirava também o trabalho do Paulo Silvestrini, nosso diretor geral!

Participar de “Malhação” foi um divisor de águas na sua carreira, por quê?

“Malhação” me colocou na televisão aberta brasileira! Até então eu tinha trabalhado com cinema e teatro. O que sempre me deu muito prazer e para onde desejo muito voltar toda vez que tiver oportunidade. O alcance da televisão é muito maior e a possibilidade de se comunicar com um maior número de pessoas também, consequentemente. Essa temporada me marcou e tenho muita gratidão ao Cao e a todos os envolvidos por isso. Um Emmy, edição especial na TV e o reconhecimento e carinho do público até hoje. Só posso ser grata!

Como tem sido a receptividade agora que a novela está sendo reprisada?

O carinho do público é imenso e muitas pessoas que não haviam assistido da primeira vez têm mandado mensagem de amor para nós! É surpreendente como essa história contada com tanto amor atravessou o coração de tanta gente. É por isso que fazemos arte, é isso que nos motiva a continuar e lutar pela cultura todos os dias no nosso País.

Foto: Deborah Pimentel

Já sofreu algum tipo de racismo na profissão? E na vida?

Acredito que todas as pessoas negras, indígenas, orientais, descendentes… , infelizmente já sofreram racismo! Eu prefiro não dar luz e não falar sobre essas situações.

Como acha que o movimento #BlackLivesMatter pode ser útil no Brasil, já que houve uma adesão mundial?

É um movimento existente há muitos anos e que precisa de foco, engajamento e posicionamento real! Um mês após ao acontecimento que originou a repercussão midiática [a morte de George Floyd por um policial branco], já pouco se fala sobre isso! A consistência tem que existir de fato, precisa ser contínua. Essas questões são urgentes faz muito tempo!

Quais são seus próximos projetos?

“As Five”, spin off de “Malhação – Viva a Diferença”, está previsto para estrear ainda no segundo semestre de 2020. “Derrapada”, filme com direção do Pedro Amorim, ainda está sem data de estreia com a pandemia, e “Nos Tempos do Imperador”, próxima novelas das 6 horas, também foi adiada em decorrência da pandemia. Então, penso que o momento agora é de preservação e conscientização. Estou ansiosa para o retorno e entender como tudo ficará daqui para frente. Enquanto isso sigo estudando para os novos projetos.

Você está escalada para a próxima novela da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, pode nos contar sobre sua personagem?

Ainda estava em processo de preparação, acompanhando a Alana Cabral, que fará a minha personagem na primeira fase da novela. Mas é tudo diferente, especialmente a postura e a forma de falar. A Zayla é uma princesa e esse tem sido meu maior cuidado e desafio. As roupas, caracterização e cenários ajudam a contar bastante a história da época. Ela é determinada e vai mostrar isso desde a infância. Ela vai conviver com Samuel (Michel Gomes) após sua chegada na pequena África, que é acolhido por seus pais, líderes do lugar.

Assim como a Ellen, a Zayla vai ser um marco na minha carreira. Ela vai me conectar com um lado diferente das personagens que interpretei até agora. Ela luta fortemente pelo que quer, tem garra e um sorriso encantador. Limite é uma palavra em descoberta. Ela vai dar trabalho! (Risos).

Pretende fazer teatro, além de TV? O que gostaria de interpretar?

Eu tenho o sonho de voltar aos palcos andando e conhecendo todo o Brasil! É um projeto que existe na minha cabeça faz muito tempo e estou esperando a oportunidade certa para fazê-lo! Quero conhecer mais da nossa cultura e conseguir olhar nos olhos das pessoas! O Brasil é um país muito rico e levar arte entrando em contato com essas pessoas é um sonho imenso para mim.

E música, tem algum projeto nessa área?

Quero voltar às aulas de canto! Comecei e fiz muito pouco tempo. Eu acredito no artista completo e para isso precisa de tempo e investimento. Assim que eu puder, voltarei a me dedicar às aulas.

Como você cuida da beleza? Tem algum ritual para pele e cabelo?

Eu procuro me cuidar bastante. Nós que trabalhamos com a imagem, temos ainda mais esse cuidado. A rotina de cuidados com a pele é um assunto que sempre abordo nas minhas redes sociais. Tudo definido com a minha dermatologista, Júlia Rocha, que também é negra e entende bem as necessidades da minha pele. O cabelo a mesma coisa. Então pela manhã, todos os dias, uso protetor solar e outros produtos. Faço hidratação pelo menos duas vezes por semana e umectação! Muito além de estética, o autocuidado auxilia na saúde mental e no autoconhecimento.

Você é ligada em moda? Que marcas gosta e qual seu estilo de se vestir?

Estou passando por um momento de transformação e autodescoberta. Morar sozinha me trouxe muitos questionamentos e mudanças de opinião. Eu conto com a Patrícia Bastos para me auxiliar e entender mais sobre moda. Fico entre contemporânea e romântica. Tem umas pitadas de casual para o trabalho. Roupas fáceis, leves e confortáveis para o dia a dia de gravação sem perder o estilo.

Mais de Cultura