Top

Sergio Sant’Anna é homenageado pelo Instituto Estação das Letras

Foto: Divulgação

Sergio Sant’Anna, morto recentemente pelo coronavírus, será homenageado na próxima edição do Sextas com Letras, na sexta-feira (26.06), às 17h, em encontro promovido virtual e gratuitamente pelo Instituto Estação das Letras.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sant’Anna teve contato com a Estação das Letras, transformada em Instituto em 2017, desde a fundação, há 25 anos, e foi um dos primeiros a atuar como docente nas aulas de criação literária da casa.

Segundo a diretora do IEL, Suzana Vargas, o Sextas com Letras, evento fixo do instituto, é desdobramento do curso Formação em Rodas de Leitura. “Quem realiza as Rodas de Leitura do Sextas com Letras são alunos e professores que selecionam seus autores favoritos e dividem a leitura do mesmo com a plateia”, explica. Para ele, para quem a virtualidade passa a permitir o acesso e a participação de muito mais gente, sem perder, contudo, o caráter intimista que as leituras comentadas devem ter. Ibelza Mello fará a mediação com a leitura do conto “Romeu e Julieta.

Foto: Divulgação

No sábado (27.06), às 15h, é a vez do Concerto de Poesia, com o poeta e historiador da arte Alexandre Guarnieri e com a poetisa, compositora, cantora, violoncelista e escritora Denise Emmer.

O evento, gratuito, pretende ser um mergulho mais fundo na obra de autores contemporâneos já clássicos de poesia e permite uma conversa ao vivo com eles. “Falamos em concerto porque entramos no universo ou na poética de cada escritor, acompanhando a performance estético-estilística dos poetas, bem como sua trajetória nesse terreno”, diz Suzana Vargas.

A partir da versão online, o Concertos passa a ter a coordenação do editor da Revista “Mallamargens”, Nuno Rau, e Leticia Ferro, numa pareceria com o IEL. Os Concertos virtuais vêm permitir o acesso à poesia feita nacionalmente e internacionalmente.

Foto: Divulgação

Nesta edição, serão trabalhados os livros “Arsênico & Querosene” [antologia poética], de Guarnieri, que convida os leitores/participantes a escaparem do trivial, do lugar comum, do rasteiro e do chão, com poesias sofisticadas; e “O cavalo cantor e outros contos”, de Emmer, que reúne 11 histórias cujas narrativas têm, em comum, o realismo mágico ou fantástico.

Sextas com Letras sobre Sergio Sant’Anna

bit.ly/sextacomletrassergiosantanna

Inscrição pelo iel@estacaodasletras.com.br. 

Concerto de Poesia, com Alexandre Guanieri e Denise Emmer

Grátis, pela plataforma Zoom – o link é enviado após a inscrição pelo iel@estacaodasletras.com.br.

Mais de Cultura