Ângelo Madureira e Ana Catariana Vieira – Foto: Larissa Rocha
O Sesc São Paulo dá início a uma série de transmissões ao vivo de apresentações de dança via internet, com reconhecidos nomes de artistas brasileiros das diferentes estéticas e vertentes.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Em tempos de isolamento social por conta da crise causada pelo novo coronavírus, estes artistas terão a experiência de levar seus trabalhos a um número ainda maior de pessoas por meio do canal do Sesc São Paulo no YouTube e Instagram do Sesc ao vivo.
É a programação Dança #EmCasaComSesc, que estreia nesta quinta-feira (25.06), às 21h30, com os bailarinos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
Na live, Ângelo e Ana Catarina mostram o encontro da dança popular com o balé clássico. Os bailarinos, que desenvolvem esta pesquisa há 20 anos e estão passando a quarentena juntos em seu estúdio de trabalho, irão mostrar fragmentos da pesquisa “Outras Formas”.
Ritmos populares, danças, passos, instrumentos e música, uma mistura de técnica e ritmo, trazem à tona temas ligados à mestiçagem, colonização e identidade. Através da convivência de dois corpos com saberes distintos, o trabalho mostra o fluxo de trocas e transformações envolvidos na construção de um outro olhar sobre a mistura entre o erudito e o popular.
Sempre às terças e quintas-feiras, às 21h30, acontece uma apresentação diferente no formato de solos, duplas ou com mais integrantes – desde que estes já estejam dividindo o mesmo espaço neste período de quarentena – podendo ser coreografias na íntegra, trechos de obras ou adaptações, de acordo com o espaço e proposta de cada trabalho. As apresentações têm duração de até 50 minutos.
Em tom intimista, os artistas também são convidados a fazerem comentários sobre o trabalho após a performance. Dentro desta linguagem, a experiência das diversas edições da Bienal Sesc de Dança, que teve sua 11ª edição realizada em setembro de 2019, possibilita a expansão da atuação digital da instituição. A programação terá como foco abranger o maior número de vertentes e movimentos da dança, em suas expressões, diversidades e poéticas de corpos, dentro das muitas áreas de pesquisa, como a clássica, urbana, contemporânea, performática e experimental.
A iniciativa faz parte das diversas ações digitais que expandem a atuação da instituição no campo virtual, como a plataforma do Sesc Digital e a programação de transmissões de música e teatro da série Sesc Ao Vivo.
“As artes, em todas as suas linguagens, têm sido altamente impactadas pelas restrições de convívio social e pela suspensão das contratações dos artistas e de toda a cadeia de criação e produção. O desenvolvimento da Plataforma Sesc Digital expressa nossa preocupação com a expansão da atuação social do Sesc para o ambiente digital”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. “Acreditamos ser possível, ainda que desafiadora, a experimentação de uma prática cênica, performativa, em novos formatos, gramáticas e suportes. Pretendemos contemplar outras linguagens artísticas em nossas transmissões ao vivo nos próximos dias”, conclui.
Saiba+: sescsp.org.br.