Top

6 filmes e séries para entrar no universo da filosofia

Foto: Divulgação

Consumir conteúdo audiovisual é uma das maneiras mais eficientes e divertidas de assimilar conhecimentos. Por meio de filmes e séries, é possível ter contato com assuntos profundos e interessantes, além de permitir a relação com diferentes abordagens dos temas, o que ajuda o telespectador a entender diferentes questões e se sentir mais familiarizado e confiante em relação à temática estudada.

Para quem gosta de discussões relacionadas à filosofia, é possível encontrar uma boa quantidade de produções que falam sobre essas temáticas, servindo tanto como entretenimento, quanto como aprendizado. Para estudantes de Filosofia EAD ou presencial, esse tipo de obra colabora para aprofundar os conhecimentos, sendo útil, inclusive, para ser usado por professores como forma de complementar a grade de materiais didáticos, por meio de atividades interativas, como aulas voltadas à discussão dos assuntos abordados na obra cinematográfica. Confira seis filmes e séries para quem se interessa por filosofia.

1. “Matrix” (1999)

Clássico da ficção científica, o filme conta a história de Thomas Anderson, programador que passa a ser atormentado por estranhos pesadelos onde está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores. Com o passar dos dias, ele começa a questionar sua realidade, até que se encontra com Trinity e Morpheus, e então descobre que ele – e todas as outras pessoas do planeta – são vítimas do sistema inteligente Matrix, fazendo parte de uma realidade simulada.

Além de levantar o questionamento sobre a realidade e os motivadores dos indivíduos, o filme faz um claro paralelo ao mito da caverna de Platão, onde aqueles que estão presos acreditam que o mundo de sombras em que vivem é a realidade, e somente as pessoas que saem da caverna encontram o mundo real.

2. “Sociedade dos Poetas Mortos” (1990)

No filme, o professor John Keating começa a lecionar em uma escola preparatória só para meninos, e, se utilizando de métodos pouco ortodoxos, busca desenvolver em seus alunos, constantemente pressionados pelos pais e pela escola, o gosto pela poesia, o pensamento crítico e um novo olhar sobre suas próprias vidas. A obra foi responsável por consagrar o lema carpe diem, expressão latina que significa “aproveite o dia”, questão muito discutida no campo filosófico.

3. “O Show de Truman” (1998)

Truman Burbank vive uma vida comum, com um casamento tranquilo e um trabalho sem grandes emoções. Após acontecimentos estranhos, ele começa a suspeitar que algo está acontecendo e descobre que sua vida “normal” na realidade é um programa transmitido em rede nacional, com telespectadores acompanhando cada momento de sua rotina. O filme traz questionamentos sobre a veracidade da vida humana e as motivações de cada um – inclusive, citando pensadores famosos, como Descartes.

4. “Quando Nietzsche Chorou” (2007)

O filme conta a história ficcional do encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, quando os dois passavam por momentos turbulentos em suas vidas. A obra levanta conceitos da psicanálise e a necessidade do autoconhecimento, enquanto os personagens precisam encontrar forças e refletir sobre sua própria existência como forma de resolver as questões que os perturbam.

5. “Merlí” (2015-2018)

A série conta a história de Merlí, um professor de filosofia que muda a vida de seus alunos ao incentivá-los a pensar de maneira livre e questionadora, dividindo opiniões de pais e professores acerca de seus métodos. A obra se utiliza de um modelo mais expositivo, com várias citações e teorias filosóficas, mas tudo de maneira leve, o que emociona e cativa o telespectador.

6. “Westworld” (2016)

Em Westworld, qualquer um pode ser o que quiser. O parque futurista permite que seus visitantes interajam da maneira que quiserem com os anfitriões, robôs com inteligência artificial que são quase indistinguíveis dos humanos. Entretanto, um dos anfitriões começa a questionar a natureza de sua realidade, percebendo que sua vida nada mais é do que somente uma narrativa para entretenimento dos humanos. A série levanta questionamentos acerca do livre arbítrio e da força que os impulsos mais naturais tem sobre o ser humano.

Mais de Cultura