Cultura

Teatro #EMCASACOMSESC traz monólogos de Rodrigo França e Mariana Lima

Share

Mariana Lima – Foto: Mauricio Fidalgo

Toda segunda, quarta, sexta e domingo, às 21h30, o Sesc São Paulo promove a transmissão de um monólogo interpretativo diferente, direto da casa dos artistas. Até agora, a série já soma mais de 74 mil visualizações nas 19 apresentações realizadas. Nomes importantes do teatro brasileiro como Celso Frateschi, Georgette Fadel, Sérgio Mamberti, Cacá Carvalho, Gero Camilo e Matheus Nachtergaele já passaram por aqui.

Abrindo o fim de semana, nesta sexta-feira (19.06), é a vez de assistir à adaptação do espetáculo-documentário “Contos Negreiros do Brasil”, do ator, diretor e articulador cultural Rodrigo França. Sob direção de Fernando Philbert, o espetáculo narra as dores, angústias, medos da população negra no Brasil, a partir de diferentes personagens – o negro gay, a idosa, a prostituta, o estudante – vítimas da desigualdade, da violência e da estereotipagem.

O texto é de Marcelino Freire. França iniciou sua carreira no teatro e no cinema em 1992 e no ano passado ganhou o Prêmio Shell, na categoria Inovação pelo “Coletivo Segunda Black”. Cientista social e filósofo, é ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil.

Mariana lima – Foto: Fernando Young

No domingo (21.06), a atriz e produtora Mariana Lima encena, de sua autoria, a peça “SIM – Cérebro|Coração em conferência para a terra”. O monólogo adapta a estrutura dramatúrgica da peça “Cérebro Coração”, que estreou em 2018 e foi encenada mais de cem vezes em diversas cidades do País.

Assuntos como neurociência, memória, linguagem, cérebro e coração estão dispostos nos fragmentos e passagens escolhidos pela atriz e autora em parceria com os diretores Enrique Diaz e Renato Linhares, tendo como cenário o único lugar recomendável para este momento, a sua casa. O texto é o resultado de um longo processo criativo vivido por Mariana nos últimos sete anos.

Motivada pela leitura de “Em Busca do Tempo Perdido”, de Proust, e por uma série de acontecimentos pessoais, ela começou a pesquisar, improvisar e escrever sobre memória, linguagem e neurologia. A classificação indicativa é de 14 anos.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024