Top

Basquete e a cultura pop dos anos 90: saiba quem foi o polêmico Dennis Rodman

Dennis Rodman (Foto: Getty Images)

Por Gabriel Carvalho*

O Chicago Bulls influenciou toda uma geração de jovens apaixonados por esportes e o documentário “Arremesso Final”(que trata sobre Michael Jordan) veio para reafirmar isso. Falar sobre Jordan seria muito óbvio e a gente resolveu colocar o holofote sobre outro grande nome deste documentário: o incrível e único Dennis Rodman.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Tá ok. Todo mundo sabe que Michael Jordan é o grande nome da história do Chicago Bulls, da NBA nos anos 90 e possivelmente o maior jogador de basquete de todos os tempos. Não estamos aqui para discutir o desempenho de Jordan, nem analisar sua conduta dentro e fora de quadra. A vez aqui é para falar de um companheiro de M.J, um tanto quanto único: o sempre polêmico Dennis Rodman.

Michael Jordan e Dennis Rodman, em 1997, durante jogo do Chicago Bulls pela NBA (Foto: Getty Images)

Com seus brincos, falas, piercings, tatuagens e estilo de se vestir avant-garde, ele foi o verdadeiro fenômeno da cultura pop do time. O primeiro ídolo esportivo dos marginalizados. Vamos aos fatos que mostram que Dennis Rodman foi um dos principais nomes da cultura pop dos anos 90:

TATUAGENS AOS MONTES
Em uma época que as tatuagens eram muito marginalizadas, Rodman fazia questão de expor as suas cada vez mais. O fato de jogarem de camisa regata evidenciava ainda mais as mais de 40 tatuagens que Rodman tem pelo corpo e servia como demonstração de personalidade e resistência na época. Atualmente, é mais do que comum os atletas serem tatuados,mas nos anos 90 era vanguarda.

Jogador exibe tatuagem no programa de Jay Leno, em 1994 (Foto: Getty Images)

UNHAS E CABELOS COLORIDOS
Imaginar hoje, um jogador da NBA com unhas pintadas de rosa neon e cabelo tie-dye pode parecer distante. Mas essa era a realidade do ala-pivô do Bulls nos anos 90. Dono de um estilo único, o jogador adorava aparecer em quadras com unhas pintadas e seu cabelo era um show à parte. Praticamente trocava de cor toda semana e essa era uma de suas principais marcas.

Fotos: Getty Images

ABRAÇOU A CULTURA LGBTQIA+:
Em 1995, Rodman pintou em seu cabelo o laço vermelho – símbolo Mundial de Luta contra a AIDS, e acabou chocando o mundo dos esportes. Rodman fazia questão em todos os programas que participava – e algumas coletivas de imprensa – falar abertamente sobre vulnerabilidade e sobre a importância dos jovens serem livres para escolherem o que bem quisessem. Até quem não acompanhava NBA se interessava sobre a figura de Rodman.

Dennis Rodman cercado por drag queens (Foto: Getty Images)

‘SOU QUEM EU SOU’
Um dos atletas pioneiros a frequentar todas as festas de gala da indústria da música e do cinema, primeiras fileiras de desfile de moda, Rodman aproveitava as ocasiões para se vestir de maneira ‘não tradicional’. Sempre que questionado sobre seu guarda-roupa, respondia que vestia o que quisesse e tivesse vontade, sem se importar para padrões estéticos. Vestidos em premiações, gargantilhas e casacos de animal print eram itens comuns no dress code do craque.

Em 2009, no desfile da Ed Hardy Swimwear, em Miami. À direita, com o estilista Tommy Hilfiger no ano de 1999 (Fotos: Getty Images)

VIDA AMOROSA: POLÊMICA E CONTURBADA
O jogador mais polêmico da história da NBA e a Rainha do Pop. Já pensou? Pois é! Em 1994, Rodman e Madonna namoraram por cerca de um ano e acabou de maneira conturbada, tendo Rodman namorado, logo em seguida, outra celebridade: Carmen Electra.

Dennis Rodman e Carmen Electra (Foto: Getty Images)

CASAMENTO
Em 1996, recém-declarado bissexual, Rodman publicou o livro autobiográfico intitulado “Bad as I wanna be”. Durante a turnê de lançamento, o jogador declarou à imprensa que iria se casar com uma mulher linda e inteligente. Para surpresa de todos que acompanhavam a coletiva, essa “mulher” era ele mesmo, que chegou vestido de noiva em uma das sessões de autógrafos de seu livro.

Dennis Rodman autografa seu livro, em agosto de 1996, em Nova York (Foto: Getty Images)

Romances, estilo e polêmicas foram fatores cruciais na formação de uma das personalidades mais autênticas e controversas que o mundo dos esportes já conheceu. Gostando dele ou não, é inegável seu impacto na cultura pop dos anos 90. Fora das quadras, a biografia de Dennis Rodman foi tão agitada quanto seus feitos dentro das quatro linhas, onde conquistou cinco títulos de campeão, duas seleções para o All-Star Game e dois prêmios de Melhor Defensor do Ano.


*Gabriel Carvalho é nascido e criado no Rio de Janeiro, um carioca nato. Com passagens por grandes marcas de moda e gastronomia, atualmente trabalha no mercado de entretenimento e é Diretor da Mangueira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

Mais de Cultura