Top

Teatro #EmCasa traz monólogos de Dinho Lima Flor e Jhonny Salaberg

Foto: Kyle Head/Unsplash

A série Teatro #EmCasaComSesc traz monólogos interpretativos transmitidos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos. Promovida pelo Sesc São Paulo, a programação traz importantes nomes da linguagem cênica. Nesta quarta-feira (10.06), Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo” para formato intimista, intitulando-a “Desconscerto”. Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. A peça não é recomendada para menores de 14 anos

Iniciando o fim de semana, na sexta-feira (12.06), o ator pernambucano Dinho Lima Flor encena o espetáculo “Ledores no Breu”. Inspirada no texto “Confissão de Caboclo” do poeta Zé da Luz, e no pensamento e prática do educador Paulo Freire, a peça trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor.

O que é ser analfabeto em São Paulo, nos grandes cruzamentos de capitais do Brasil? Qual o valor da palavra nesse mundo em que vivemos? Essas indagações estão em xeque e jogam luz no paradoxo entre a cultura da escrita como porta-voz, que representa não só um desejo de emancipação, mas também um mecanismo de exclusão e demarcação de fronteiras sociais se apoiando em preconceitos linguísticos. A direção é de Rodrigo Mercadante, e a classificação indicativa é livre.

E no domingo (14.06), o ator e dramaturgo Jhonny Salaberg, fundador do coletivo O Bonde, grupo de pesquisa do teatro negro e suas diásporas contemporâneas, apresenta uma versão adaptada da premiada peça “Buraquinhos ou O vento é inimigo do Picumã”.

De sua autoria, o texto aborda o genocídio da população jovem, negra e periférica por meio do realismo fantástico. Narrado em primeira pessoa e dirigido por Naruna Costa, o monólogo aborda a trajetória de um menino negro – morador do bairro Guaianases, Zona Leste de São Paulo – que corre o mundo inteiro com uma sacola de pães nas mãos depois de se chocar com um policial branco.

Saiba+: sescsp . org . br.

Mais de Cultura