Top

Janelas Literárias sobre Clarice Lispector acontece dia 11 de junho

Foto: Pixabay

O escritor José Castello e a psicanalista Maria Hena Lemgruber conduzem na quinta-feira (11.06), o encontro Janelas Literárias (https://bit.ly/309jh8L) sobre Clarice Lispector. O evento acontece pelo Instituto Estação das Letras, às 18h, pela plataforma Zoom.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Janelas Literárias, cuja primeira edição aconteceu em maio, tenta resgatar de forma virtual o projeto Rodas de Leitura, criado e desenvolvido pelo IEL (Instituto Estação das Letras) nos anos 90. São leituras feitas em grupo, nas quais um mediador lê um texto em tela e comenta com a plateia para uma reflexão, uma conversa simples e lúdica.

O objetivo do evento, que passa a ser realizado mensalmente pelo IEL, é despertar o gosto pela leitura da literatura nacional ou estrangeira.

Para Suzana Vargas, diretora do instituto, esta prática ajuda na aquisição do hábito de ler livros, com a riqueza e o poder de interferência que carregam em todas as esferas da vida social e profissional.

“O Janelas Literárias deseja descortinar horizontes novos para desenvolver o hábito da leitura, com leveza e criatividade”, diz.

Esta edição do Janelas Literárias trabalhará textos, livros, falas e entrevistas da escritora, no ano de seu centenário, e é ainda um tira gosto para o “Extremos – Círculo de Leitura de Ficções Radicais”, no qual Castello e Hena trabalharão “A Peste”, romance de Albert Camus. A oficina será realizada de 17  26 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h.

O Projeto Extremos

Há cerca de uma década, a psicanalista Hena Lemgruber e o jornalista e escritor José Castello desenvolvem o projeto “Extremos/ Círculo de Leitura de Ficções Radicais”. Nele, já foram lidos em voz alta, linha a linha, entre outros, livros como “Água viva”, de Clarice Lispector, “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar, “O Estrangeiro”, de Albert Camus e “Memórias do Subsolo”, de Fiodor Dostoievski, além de uma seleta da poesia de Carlos Drummond de Andrade. O objetivo deste Projeto é aproximar literatura e existência.

SERVIÇO – JANELAS LITERÁRIAS
Dia 11/06 (quinta-feira), das 19h às 21h
R$ 50

SERVIÇO – EXTREMOS
De 17/06 a 26/08 (quartas-feiras), das 19h às 21h
3x R$ 230

Inscrições e reservas: iel@estacaodasletras.com.br

Mais de Cultura