Top

Com aprendizado e evolução, Mahmundi vem cheia de personalidade em “Mundo Novo”

“Novo Mundo”, terceiro trabalho de estúdio de Mahmundi, já chegou às plataformas de streaming (Foto: Rui Mendes/Divulgação)

Por Rafael Hysper

Nesta sexta (29.05), Mahmundi lança seu álbum “Mundo Novo” (Universal Music) – disponível em todas as plataformas de streaming. Com cara de EP pelas sete faixas, entre inéditas e regravações, o trabalho canaliza emoções. Definido pela própria artista como “curto, sucinto e objetivo”, é perfeito para aliviar a mente em tempos de quarentena.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Este terceiro álbum reúne um pouco de tudo do que ela já produziu anteriormente. Mas mostra também novos caminhos, resultando em um produto bastante conclusivo e criativo, chamado de TCC pela cantora e produtora. Co-produzido por Frederico Heliodoro e totalmente feito em estúdio (antes do período de pandemia da Covid-19), desfila canções mais robustas, graças também à bela parceria com o cantor e compositor Castello Branco.

Capa do álbum assinada pelos artistas artistas Nicole Rachid e Gabriel Kempers

Diferente dos trabalhos anteriores, Mahmundi se embrenhou por esse novo universo em meados de 2019, com a ideia de o projeto ser mais colaborativo, em formato de banda, diferente do processo criativo habitual da carioca, que gosta de produzir quase tudo em seu home studio, de forma bastante introspectiva. Em “Mundo Novo”, as gravações finais aconteceram em fevereiro de 2020, trazendo uma sonoridade versátil, original e elaborada.

A arte da capa é uma atração à parte: fluida e simbólica. Os artistas Nicole Rachid e Gabriel Kempers trazem à capa a trajetória de cada música como se fosse um quebra-cabeça. De ilustrações figurativas a influências abstratas de artistas como Basquiat. Fatores como erro e pureza da construção foram fundamentais no processo, em conjunto com a artista, que tem como foco resgatar uma memória de si mesma na ilustração.

Neste trabalho, percebe-se uma Mahmundi mais leve, experiente e livre, com vontade de ocupar espaços e fazer música sem limitações ou definições pré estabelecidas, seja da indústria, do público ou de si mesma. “É um álbum para ouvir o que está sendo dito”, arremata. Letras objetivas, tom de voz bem definido e elementos musicais dos mais amplos e versáteis: assim nasce o “Mundo Novo”.

Foto: Rui Mendes/Divulgação


Sobre a artista

Marcela Vale, mais conhecida como Mahmundi, é uma artista completa, multi-instrumentista, cantora, compositora, produtora musical e um pouco de tudo quando o assunto é música e arte. Nascida e criada no Rio de Janeiro, mas com alma paulistana, vive atualmente na Terra da Garoa, em mais uma das suas passagens pela cidade. Com 33 anos, e quase uma década criando belos trabalhos, chama atenção de grandes nomes da música brasileira de Adriana Calcanhoto a Charles Gavin, além de nomes mais recentes como Emicida e Iza.

Foto: Rui Mendes/Divulgação

 

 

Mais de Cultura