Top

Fernanda Porto está de volta com o single “Tá tudo bem?”; novo disco sai em agosto

Fernanda Porto volta com disco novo, previsto para agosto (Foto: Divulgação)

Fernanda Porto fez história na música eletrônica nacional quando, em 2002, fez sucesso com o hit “Sambassim” – canção que rodou o mundo, agitando as pistinhas de dança. Para quem não conhece, a artista foi uma das precursoras do ritmo que mistura a bossa nova com com o Drum and Bass, popularizando o gênero Drum ‘n’ Bossa. Sem lançar nada novo há 11 anos, a cantora está de volta, prestes a lançar um novo álbum.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesta sexta-feira (22.05), a cantora e multi-instrumentista lança o single “Tá tudo bem?”, quarto do disco “Corpo Elétrico e Alma Acústica”, com 14 canções inéditas de sua autoria, incluindo uma em homenagem ao cantor Milton Nascimento, previsto para lançar em agosto. O novo trabalho tem grande influência do pop britânico dos idos da década de 90 e sai pelo selo Giramundo, recém-criado pela artista. “Compus essa balada romântica no violão. Depois de uma separação, quem nunca teve aquele desejo de perguntar: ‘Meu amor, tá tudo bem?’”, afirma. O arranjo mescla uma batida de hip hop suave com uma linha de baixo, teclados e piano acústico.

Fernanda também assina a direção artística, a produção musical, os arranjos e a gravação de todos os instrumentos e voz do novo álbum, que já tem três singles lançados: “Tempo Me Ensina”, “Um Dia Inteiro Só Pra Nós” e “Eu já te conheço”. Ouça!

HIATO
Durante a mais de uma década que Fernanda esteve reclusa, ela teve de resolver pendências com a antiga gravadora (EMI), que passou por uma crise, foi à extinção e acabou tendo o seu catálogo absorvido pela Universal Music. Como ela ainda estava no casting da gravadora, tudo demorou. Nesse percurso, foi pensando em um disco novo com “total autonomia e liberdade musical”, segundo informa sua assessoria.

A direção artística da Universal até foi ao seu estúdio, chegou a desenhar uma estratégia de lançamento, mas Fernanda resolveu lançar seu próprio selo. Ao deixar a Universal, recebeu a Master de seu último disco, “Autorretrato” (lançado em 2009, ápice da crise). E terá autonomia para relançá-lo de forma independente. Esse relançamento deve acontecer logo após o lançamento do disco “Corpo Elétrico e Alma Acústica” em CD e vinil, em agosto.

DISCOGRAFIA
Nesses 18 anos de carreira, lançou três álbuns e um DVD gravado ao vivo. São eles: “Fernanda Porto” (2002), “Giramundo” (2004) e “Fernanda Porto ao Vivo” (200, lançado em DVD e CD) e “Autorretrato” (2009). Em sua trajetória como intérprete, gravou ao piano a canção “Hoje” de Taiguara no DVD “A voz da mulher na obra de Taiguara” (Eldorado) no Memorial da América Latina, além de interpretar Sentado à beira do caminho, de Roberto e Erasmo Carlos, para o DVD “40 anos da Jovem Guarda” (Universal).

Na época de seu boom, Fernanda foi reconhecida por releituras eletrônicas de clássicos da MPB, como “Só Tinha de Ser Com Você” (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira), “Roda Viva” (com participação de Chico Buarque), “Charme do Mundo” (com Marina Lima) e “Sampa” (Caetano Veloso).

Mais de Cultura