Top

SPCD anuncia programação online até 29 de maio

Cena de “GEN” (2014),de Cassi Abranches: obra será apresentado na íntegra e com opção de audiodescrição – Foto: Paulo Caldas

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, revela as atividades online de sua campanha #SPCDdigital até 29 de maio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A partir do dia 22 de maio, às 18h, o público vai poder ver na íntegra a obra “GEN”, primeira criação de Cassi Abranches para a companhia, para a qual coreografou posteriormente as coreografias “Schumann ou Os Amores do Poeta” (2018) e “Agora” (2019).

Na obra de 2014, Cassi parte de memórias corporais e dos impulsos da trilha composta por Marcelo Jeneci e Zé Nigro para construir uma cena contemporânea. O trabalho marca a saída de Cassi dos palcos, enquanto bailarina, para se aprofundar na criação de coreografias forte e marcantes.

A obra será disponibilizada também com opção de audiodescrição, em um projeto de acessibilidade realizado pela Mais Diferenças. Este é um modo de a SPCD oferecer às pessoas com deficiência visual um contato mais aprofundado com a experiência da dança também no ambiente virtual. O espetáculo ficará disponível gratuitamente, em suas duas versões, para visualização sob demanda, por tempo determinado. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz sempre às sextas-feiras.

A estreia de “GEN” será antecedida por minidocumentários que apresentam bastidores e curiosidades sobre essa criação. Eles vão ao ar nas redes sociais da companhia a partir desta quarta-feira (20.05).

Esta temporada contempla ainda uma live com Joca Antunes, bailarino da SPCD. No dia 27 de maio, às 19h, ele comenta trechos de “O Sonho de Dom Quixote” (2015), um clássico moderno assinado por Márcia Haydée para a companhia a partir do original de Marius Petipa (1818-1910), de 1869, inspirado em um capítulo da obra de Miguel de Cervantes (1547-1616). Nesta obra, Joca interpreta o personagem principal, que ajuda um casal de namorados a viver o amor enquanto sonha com aventuras e sua amada Dulcinéia. Durante a live, que ocorre no perfil da companhia no Instagram (@saopaulociadedanca), o bailarino interage com o público virtual e responde a perguntas.

Atendendo à demanda por conteúdos de aperfeiçoamento técnico em torno de diferentes aspectos da criação e divulgação da dança, a SPCD apresenta dois novos projetos.

No primeiro, batizado de Aulas Abertas, o público poderá entrar em contato com a rotina de condicionamento dos bailarinos durante esse tempo de isolamento social.

Adaptadas ao contexto atual e às limitações do espaço doméstico, as aulas serão transmitidas quinzenalmente, sempre às terças e quintas, ao vivo, no perfil da companhia no Instagram.

No dia 26 de maio, às 10h, o professor Lars Van Cauwenbergh ministra uma aula de balé clássico.

No dia 28 de maio, às 14h, é a vez do gerente de ensaio da SPCD, Milton Coatti, conduzir uma aula de dança contemporânea. Essa é uma forma de transpor para o ambiente virtual uma das atividades presentes no cotidiano da SPCD, que é o compartilhamento da sala de ensaio com bailarinos e estudantes de dança interessados em conhecer o dia a dia dos trabalhos da companhia.

O segundo projeto são as Oficinas de Capacitação Técnica, voltadas aos interessados em desbravar as múltiplas atividades que envolvem a construção de um espetáculo de dança. A primeira oficina terá como tema Produção Audiovisual em Dança: Registros de Espetáculos. Ela acontece no dia 29 de maio, às 15h30, em formato digital, pela plataforma Zoom.

A condução será do Coordenador de Memória da Companhia, Charles Lima, e a mediação será da Coordenadora de Comunicação e Educativo, Amanda Queirós.

Nesta atividade, os inscritos irão descobrir como aperfeiçoar os registros de criações em dança. Partindo do acervo audiovisual da SPCD, a oficina vai discutir possibilidades estéticas para esse tipo de conteúdo, abordando diferenças técnicas desde a captação de imagens com câmeras profissionais até smartphones e também dando orientações de como obter melhores ângulos ou planos para cada tipo de registro, entre outros assuntos. A inscrição é gratuita e já pode ser feita no site da Companhia: www.spcd.com.br/inscricoes.php.

Mais de Cultura