Top

Neotribais lança videoclipe de seu primeiro single: “Fluxo Frenético”

(Da esq. à dir.) Bruno Souri, Gonçalo Santana e Miguel Freitas – Foto: Divulgação

A banda Neotribais faz sua estreia no audiovisual com o videoclipe da música “Fluxo Frenético”, que traz uma versão estendida do seu primeiro single. Com direção de Ygor de Oliveira e roteiro de Felipe Pauluk, o vídeo conduz o imaginário do espectador a um cenário de ficção científica genuinamente brasileiro.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Sabedoria ancestral

“No enredo, lideranças de povos historicamente oprimidos organizam-se em movimentos rebeldes, fundindo tecnologia e sabedoria ancestral a fim de recuperarem a posse de um objeto sagrado e extremamente poderoso, extorquido pela classe política dominante anos atrás, a fim de subjugar os povos originais da Terra”, descreve o diretor.

Estética futurista

A narrativa e a estética futurista do videoclipe propõem uma reflexão sobre os impactos do passado colonial em nosso presente. Algumas das indagações possíveis após assistir o vídeo são: como seria o Brasil se as populações indígenas não tivessem sido dizimadas no passado? Como seriam as relações entre avanços tecnológicos, ancestralidade, espiritualidade e cuidado com a natureza?

Indígenas

Na sociedade retratada na película, há a figura do homem branco em posição de poder enfrentando a resistência dos povos nativos. Embora sejam apresentados à margem da sociedade, os indígenas apresentados como personagens centrais dominam o conhecimento e a tecnologia.

Amazonas

A personagem principal do videoclipe faz parte do clã Dyroá, os filhos da espuma do trovão, e lidera as ações do front de batalha contra quem é realmente o invasor. Por isso, a banda também fez questão de contar com uma atriz indígena no elenco, Kay Sara, nascida na comunidade de Iauaretê, no estado do Amazonas, filha de pais das etnias Tariano e Tukano. “Quando o Ygor (de Oliveira, diretor do clipe) me convidou e falou do meu personagem, fizemos uma criação conjunta para chegar no resultado esperado. Esses artistas são maravilhosos e eu só tenho a agradecer”, conta a atriz, que deu vida a Payall na série “Aruanas”, com exibição na Globo.

Participações

Também estão no clipe, com participações igualmente especiais, o ator e rapper Fernando Macário (filmes “Antônia” e “Ensaio sobre a cegueira”), o rapper Toni Baptiste e os atores Ivan Capúa (“Hebe”, “Os Amigos”, “Carandiru” e “Bruna Surfistinha”) e Weslei Soares.

Mais de Cultura