Top

Casa de Vidro produz conteúdos inéditos para você acessar de casa

Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar o acesso a conteúdos e temas ainda desconhecidos do universo do casal Lina Bo e P. M. Bardi, o Instituto Bardi/Casa de Vidro apresenta uma nova estrutura de divulgação nas suas redes sociais, visando a aproximar o público da vida e obra destes dois ícones da cultura brasileira.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Criação

Criado em 1990 como Instituto Quadrante pelo casal Bardi, passou a chamar-se Instituto Lina Bo e P. M. Bardi partir de 1993. Hoje, como Instituto Bardi/Casa de Vidro mantém o objetivo inicial de promover e estimular o estudo e a pesquisa nas áreas de arquitetura, design, arte e urbanismo no Brasil.

Casa de Vidro

A nova estrutura reúne um leque de temas, envolvendo a Casa de Vidro – ambientes interno e externo, mobiliário, projetos, arquitetura, exposições, publicações, arte, história, além da vida e pensamento de Lina Bo e P. M. Bardi.

Waldick Jatobá

Para o diretor-presidente do Instituto, Waldick Jatobá, a iniciativa busca mostrar, que apesar das restrições deste momento impar no cenário mundial, é importante olhar para frente, continuar produzindo e nos inspirando em grandes exemplos de superação, como Lina e Pietro durante e no Pós-Guerra na Itália, antes da chegada do casal ao Brasil em outubro de 1946.

30 anos

O diretor explica que 2020 é um ano marcante também para o Instituto, que completará 30 anos de fundação em maio próximo. “Esta e outras datas importantes ganharam arte diferenciada e conteúdos fixos, a exemplo dos 120 anos de nascimento de P. M. Bardi, revelando toda semana um traço da intensa produção intelectual e prática do fundador do MASP, ao lado de Assis Chateaubriand, e diretor do Museu por mais de 45 anos”, observa Jatobá.

Convite

Ele cita um fato curioso: “Em 1990, o Museu convidou o professor Bardi, como ele gostava de ser chamado, para ser diretor honorário e este recusou o convite, aceitando a homenagem apenas no ano seguinte, um traço da personalidade inquieta e pouco convencional de um dos grandes pilares da cultura no Brasil”.

Arquitetura

“Lina Bo é uma caixa de surpresas, atuando e produzindo em diferentes áreas como arquiteta, mulher e, acima de tudo, pensadora”, ressalta o diretor, destacando dois temas inéditos relacionados ao acervo que estarão nas redes sociais em breve: o estudo da ‘personalidade’ das escadas projetadas por Lina e uma coleção em 3D do conjunto de cadeiras desenhadas pela arquiteta, entre 1947 e 1986.

Outro destaque é a relação dos Bardi com o arquiteto suíço naturalizado francês, Le Corbusier, criador do conceito Unité d’Habitation, grandes edifícios modulares e inovadores no modelo de construção, que poderá ser acessada a partir de textos e desenhos inéditos.

Mais de Cultura