Foto: Reprodução/http://museuartesacra.org.br/
Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, atendendo às orientações dos órgãos competentes para conter a disseminação do Covid-19, cerra suas portas físicas e reforça sua presença no universo digital com novas ações e apresentação de uma obra inédita.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Documentário inédito
Como ação de destaque, apresenta documentário inédito sobre seu espaço e sua história – “Museu de Arte Sacra de São Paulo – Muito Prazer!”, com roteiro e direção do artista multimídia Ricardo Van Steen.
Curiosidades, sentimentos, emoções, relatos pessoais, históricos e técnicos compõem a peça.
Vídeo depoimento
O vídeo apresenta registros de depoimentos de vários personagens que, de formas diversas, têm laços de carinho e/ou profissional com a instituição, como: Pe. Arnaldo Juliano – Capelão do Mosteiro da Luz; os artistas Carlos Eduardo Uchoa, Elisa Stecca e Paulo von Poser, o curador Renato de Cara e o designer Rodrigo Edelstein. Marilia Botelho Albuquerque responde pela produção.
Conduzido pelos diálogos, o público passeia pelos corredores de um dos prédios mais antigos do período colonial paulistano, cuja construção teve início em 1774 – o Mosteiro da Luz – que abriga a sede do Museu de Arte Sacra, com seu rico acervo, inserido na área central de uma das maiores metrópoles do mundo.
Ricardo van Steen
A sensibilidade visual do diretor Ricardo van Steen exibe, em cerca de trinta minutos, recortes de uma das maiores coleções de arte barroca do Estado de São Paulo, da estatuária a numismática e/ou da indumentária até a própria arquitetura do edifício.
Para o professor e arquiteto Paulo Von Poser, o museu desperta a curiosidade “de um edifício que não mudou em uma cidade que mudou por completo”.
Artista plástica
A artista plástica Elisa Stecca comenta: “Cada artista tem uma concepção do que é a luz”, referindo-se a peças expostas nas vitrines do museu.
Temáticas
O arco narrativo é bastante amplo, subdividido em temáticas como “Arte e Paz”, “Guardiões da Cultura”, “Do Barroco a Modernidade”, “Sabedorias”, “O Cofre”, “Curiosidades” e “Futuro”; todos comentados por profissionais de destaque em suas áreas de expertise, enriquecido por imagens significativas.
A peça estará disponível, com exclusividade, no canal de YouTube do MAS/SP, onde também se tem acesso a vídeos de exposições temporárias realizadas no MAS/SP, onde todo esse conteúdo foi pensado com recursos de acessibilidade aos deficientes auditivos.
Acesso gratuito
Como ações paralelas, o MAS/SP libera acesso gratuito a diversos catálogos de exposições e livros na sua página no Issuu (https://issuu.com/museudeartesacra) – plataforma online para leitura. As redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter – seguem em plena atividade entregando conteúdo diário como curiosidades, informações, destaques do acervo, pequenos games interativos, dentre outros.