Top

Inédito no Brasil, “Curiosa” já está disponível em streaming

Cena de “Curiosa”- Foto: Divulgação

“Curiosa”, o primeiro longa da diretora francesa Lou Jounet, já está disponível nas plataformas de streaming. O filme, estrelado por Niels Schneider (“Amores Imaginários”) e Noémie Merlant (“Retrato De Uma Mulher Em Chamas”) conta a história real do relacionamento extraconjugal da escritora Marie de Régnier com o fotógrafo Pierre Louÿs, durante a Belle Epoque em 1895.

Fotografia

Foi a sua paixão por fotografia que fez a realizadora Lou escrever seu primeiro projeto para cinema: “Curiosa”.

O roteiro foi construído através da descoberta de fotos eróticas de Pierre Louÿs e Marie de Régnier além das cartas que Pierre escreveu para Marie.

Século 19

Passado em Paris no século 19, é um filme sem um grande orçamento ou reconstrução pesada, conta uma história de amor de uma forma crua, entre o romantismo e transgressão.

“Como sou uma diretora mulher, meu encontro com Marie de Régnier foi amor à primeira vista”, diz a diretora.

“Eu lembro da minha emoção quando descobri, junto com centenas de poemas, cartas e outros arquivos, fotografias dessa jovem mulher, tão moderna em sua nudez, olhando direto através daqueles olhos pretos, como se estivesse exigindo sua posição de heroína em um filme, tão talentosa em relação ao seu corpo quanto em relação a sua mente!”, acrescenta.

Lou comenta que Marie de Régnier era uma artista do século 19 que era muito à frente do nosso tempo.

Nada convencional

“Ela não é uma moça convencional do século 19. Sua força, suas contradições e seu talento por liberdade fazem dela uma personagem muito moderna. Sua experiência de amor ressoa fortemente com as nossas próprias questões acerca do amor hoje em dia. Está na hora dar mulheres perceberem seus próprios desejos sexuais e não serem mais percebidas como objetos sexuais pelos homens. Com o movimento #MeToo e equivalentes, o nosso próximo passo é o de ter o direito ao nosso próprio erotismo, nossa imaginação própria e completamente livre sobre amor e sexo.”

O filme já está nas plataformas de streaming iTunes/Apple TV, Google Play, YouTube, NOW, Vivo Play e SKY Play.

Mais de Cultura