Top

Hilda Hilst e outros são destaques da programação digital do MIS

Hilda Hilst – Foto: Reprodução/YouTube

Dando continuidade em programação virtual iniciada na semana passada, o MIS (Museu da Imagem e do Som), traz novidades de conteúdo digital nesta semana. A programação contempla uma conversa com o cantor Nando Reis, realizada dentro do programa “Notas Contemporâneas”, um bate-papo sobre a vida e obra da escritora Hilda Hilst, entre outros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O #misemcasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março.

Os conteúdos, inéditos nas plataformas digitais, estarão disponíveis no canal do YouTube do museu diariamente. Veja abaixo a programação da semana.

Marina Abramovic – Foto: Reprodução vídeo

24.03

Ciclo de Cinema e Psicanálise – Marina Abramović

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programação que acontece mensalmente no MIS em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e apoio da Folha de S.Paulo, exibiu em junho de 2019 o documentário Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil, de Marco Del Fiol e distribuído pela ELO Company.

Neste vídeo exibimos o debate, mediado por Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, com o psicanalista convidado João Frayze-Pereira, o jornalista Silas Martí e o diretor do filme Marco Del Fiol.

25.03

Notas Contemporâneas – Nando Reis

O “Notas Contemporâneas”, projeto mensal do MIS, registra depoimentos de compositores e intérpretes icônicos da música popular brasileira. O programa se divide em duas etapas: a primeira é composta de um longo depoimento realizado em estúdio, que passa a integrar o acervo do MIS; a segunda é ao vivo no palco do auditório do museu.

Veja o bate-papo com Nando Reis realizado com mediação do músico e historiador Cacá Machado.

26.03

Bate-papo sobre Hilda Hilst

Como parte da programação paralela da exposição Revelando Hilda Hilst, em cartaz no MIS de 1 de fevereiro a 15 de março de 2020, o MIS apresentou em seu auditório o bate-papo Hilda Hilst Vida e Obra. Veja a conversa que teve como convidadas Ana Lima Cecílio (biógrafa da escritora, que trabalhou nas editoras Globo e Cosac Naify), Eliane Robert de Moraes (professora da USP e especialista em literatura erótica, autora de diversos livros sobre o tema) e Gabriela Greeb (diretora do filme-documentário sobre Hilda Hilst), e mediação de Jurandy Valença, curador do projeto “Revelando Hilda Hilst”, artista visual e diretor adjunto do CCSP.

27.03

Parede em movimento – Ota

O projeto criado pelo MIS celebra a arte urbana, extrapolando os limites das galerias e convidando diferentes artistas para ocupar a fachada lateral do Museu com obras inéditas. Veja neste vídeo o depoimento do grafiteiro, artista e pesquisador Otávio Fabro (Ota).

A proposta do artista parte da interseção entre imagem, som e arquitetura, propondo uma intervenção que alude não só as ondas sonoras, mas também a discussões acerca do entendimento humano através da arte.

28.03

Bate-papo com Luciano Candisani

Conversa com o com o fotógrafo Luciano Candisani sobre sua exposição Haenyeo, mulheres do mar que integrou o FOTO MIS 2019.

Realizada em parceria com a Vento Leste Editora, Haenyeo, mulheres do mar é resultado de uma imersão de Candisani na secular cultura das haenyeo, senhoras da Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, que mergulham só com o ar dos pulmões a até 10 metros de profundidade, onde permanecem por dois minutos em busca de polvos, peixes, conchas e outros frutos do mar.

29.03

Musicais no cinema – Carmen Miranda

No segundo episódio da websérie derivada da exposição Musicais no cinema (2019), grandes nomes do cinema e da televisão, como Claudia Raia, Silvio de Abreu, Diogo Vilela e Miguel Faria Jr., falam sobre o impacto cultural de Carmen Miranda.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS O MIS integra o Google Arts & Culture com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: “Cinema Paulista nos anos 70”; “A mulher na Revolução de 32”; e “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970”. O Google Arts & Culture é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar online os patrimônios culturais do mundo.

O acesso ao tour virtual é gratuito (clique aqui).

O público também pode ver parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado o mesmo link. No acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do museu, o

acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS. O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Mais de Cultura