Chegou ao Rio de Janeiro a exposição internacional “Björk Digital”, concebida pela artista, com conteúdos imersivos criados por ela e alguns dos mais inovadores artistas visuais do mundo. Entre eles, estão: James Merry, Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda. Dividida em três partes, a exposição destaca a estreita relação de Björk com a tecnologia, um dos principais diferenciais da artista, o que a torna única no universo da música. Fica em cartaz no CCBB Rio de Janeiro até 18 de maio.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A primeira parte da mostra é composta por quatro seções e traz os seis clipes em tecnologia imersiva das faixas do álbum Vulnicura (2015) – Stonemilker, Black Lake, Mouth Mantra, Quicksand, Family e Notget. Na segunda parte da exposição o público pode experimentar, por meio de tablets, o projeto educativo Biophilia, título do primeiro “álbum de estúdio no formato de aplicativo” no mundo, realizado em colaboração com a Apple. Para fechar, uma sala de cinema exibe os videoclipes dirigidos por Michel Gondry, Chris Cunningham, Nick Knight, entre outros.
Björk Digital explora essa singularidade de modo impecável. Nas palavras da artista, em comunicado à imprensa, “a realidade virtual não é apenas uma continuidade natural do videoclipe, mas tem um potencial dramatúrgico ainda mais íntimo, ideal para esta jornada emocional”. Após a exibição em São Paulo (no MIS-SP), no CCBB Brasília, agora Rio, a última parada no Brasil será no CCBB Belo Horizonte, em junho. A pesquisa biográfica e educacional nessa nova etapa da expo é de Victor Valery.
MÁSCARA
Para essa segunda parte da expo no Brasil, uma das icônicas máscaras ganhou filtro no Instagram, desenvolvida por James Merry, colaborador criativo da artista. “Glaukopis” foi usada por Björk durante a turnê “Conucopia”, em 2019, realizado no contexto de seu último álbum “Utopia”. Esta é a segunda de três máscaras virtuais feitas exclusivamente para Björk Digital nos CCBBs. A primeira máscara “Medusa” foi lançada em dezembro de 2019 na abertura da exposição no CCBB Brasília e teve mais de 1 milhão de downloads nas primeiras 24 horas. A terceira máscara será revelada quando a exposição chegar no CCBB Belo Horizonte, em 10 de junho de 2020.
SERVIÇO
Björk Digital, no CCBB Rio de Janeiro
Entrada gratuita, em expo até 18 de maio 2020
Classificação indicativa: 14 anos (realidade virtual)
Livre (Cinema e Biophilia)
Retirada de ingressos na bilheteria até às 19h
Funcionamento de quarta a segunda, das 9h às 21h