A Ricardo Camargo Galeria recebe a mostra “Coleção de um Artista”, com 31 obras de 9 artistas – Alfredo Volpi, Amélia Toledo, Antonio Dias, Claudio Tozzi, Hércules Barsotti, Mira Schendel, Rubens Gerchman, Tuneu e Willys de Castro – do período entre 1958 e 2008. O inovador marchand faz uma exposição pop up, com duração de nove dias, resultado de um reencontro entre amigos com mais de cinco décadas de relacionamento estabelecido em bases sólidas e confiança.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Ricardo Camargo e Tuneu se reencontram após um longo período o que só reavivou o relacionamento construído pela admiração e respeito mútuos de ambos pela arte brasileira e seus artistas.
“Na Art-Art conheci Ricardo Camargo que começava sua própria carreira com o irmão. Passaram-se 52 anos. Aqui estamos numa exposição da coleção de um artista (Eu). O conjunto de obras que foi possível por meu interesse e amizade com alguns artistas que mantive contato desde o final da década de 1960”, declara Tuneu.
No início da segunda década do milênio, Ricardo Camargo seleciona 29 obras da coleção pessoal de Tuneu, inéditas em quase sua totalidade, com exceção de um Volpi e um Barsotti já com participação em retrospectivas em museus, para a montagem afetuosa de uma exposição.
Trabalhos de Willys de Castro e Hércules Barsotti compõe grande parte da exposição e são artistas com quem Ricardo compartilhou almoços aos sábados no Restaurante Gigetto, onde ouviu, de fonte primária, opiniões, características e conceitos dos grandes mestres da arte brasileira contemporânea.
Com sua visão experiente, Ricardo Camargo juntou à essa seleção duas obras de autoria do próprio Tuneu, de uma pequena série não exibida até o momento. “Estou lisonjeado por ele ter me dado essa oportunidade de apresentar um conjunto de obras significativo”, define Camargo.
“Acredito que o impacto que a obra de um artista gera em nós, artistas, é nossa afinidade estética e logo vem a pergunta: como fez isto? Nosso primeiro interesse é o diálogo com os colegas. Assim a coleção de um artista tenta manter consigo um diálogo em sua parede e, diariamente, estabelece laços muito particulares com este universo”, diz Tuneu.
Ricardo Camargo Galeria – R. Frei Galvão, 121, Jardim Paulistano, São Paulo.