Top

A arte do Grafite na Casa-Museu Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin promove a série Backdrop Graffiti que convida artistas a deixarem suas marcas no palco onde acontecem as apresentações musicais da Casa-Museu. O convidado dessa edição é o artista Binho Ribeiro. Sua performance acontece de 9 a 13 de março, a partir das 14h, com entrada franca. A obra poderá ser apreciada até julho durante os shows gratuitos que desde 2009 fazem parte da programação cultural do espaço.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Um dos pioneiros do movimento no Brasil, Ribeiro atua desde 1984. Ganhou destaque não apenas pelo seu trabalho nas ruas e em telas, como pela curadoria de grandes projetos envolvendo a street art – como o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (Maau), e a Bienal Internacional Graffiti Fine Art.

A série Backdrop Graffiti começou em 2014 e tem curadoria do artista plástico Renê Foch. Já passaram pela Casa-Museu Ema Klabin artistas como: Katia Suzue, Tché Ruggi, Luis Alexandre Lobot, Bieto, Rafael Hayshi, Felipe Iskor, Karina Toledo, Enivo, Jerry Batista, Karina Oliveira (KOT), Mag Magrela, Lanó (Carolina Barbosa e Juliana Nersessian) e Paulo Ito.

Em sua décima quinta edição, a série acontece duas vezes ao ano, uma a cada semestre. Muitos desses artistas também participam de um bate-papo (Arte-Papo) com o público para falar sobre a carreira e seu estilo no grafite.

A cada edição, uma proposta diferente encanta o público. O artista Roberto Bieto, por exemplo, grafitou em 2016 o painel no palco da Casa-Museu Ema Klabin ao som de uma banda de músicos que são seus amigos. O resultado sensibilizou quem aprecia arte.

“O grafite é o maior expoente de arte contemporânea. O Brasil é um dos grandes centros dessa arte e tem artistas que são referências mundiais como, por exemplo, Binho Ribeiro e os Gêmeos”, salientou Renê Foch.

O Backdrop Graffiti tem parceria da Galeria A7MA de Arte e Cultura.

Fundação Ema Klabin  – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.

Mais de Cultura