Top

Thomas Baccaro recebe mostra de Leila de Sarquis

Thomas Baccaro Art Gallery expõe individual da artista Leila de Sarquis, com 33 pinturas em óleo sobre tela, no dia 8 de março, domingo, das 11h às 17h. Leila iniciou sua carreira em 1977. Divagando pelos artifícios da pintura a óleo, escultura, objetos, instalação e fotografia, a artista perpassa pelo universo do onírico e do subconsciente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Tendo como conceitos principais o arquétipo da grande mãe e também a conjunção dos opostos, sua obra foi se desenvolvendo e se consolidando gradualmente em torno deste universo e ideias que se tornam tangíveis de uma maneira única a partir da experiência artística. 

Suas múltiplas abordagens e linguagens partem de uma definição de arte que considera, sobretudo, sua potência como experimento e vivência poética. Posto isso, adentra-se um terreno em que a arte se torna uma pressuposição; encontra-se defronte uma situação em que uma visão – a da artista – é tomada como fonte instigante de expressividade. 

A artista teve momentos marcantes em sua trajetória que condicionaram a exploração de novos caminhos na arte oriundos de experimentos que passaram a contribuir para sua poética, como a collage – processo que pode ser lido como uma junção de inteiros, uma articulação de pedaços significativos -, a escrita dos sonhos e também a escritura automática (exercício muito usado no movimento surrealista na arte, bem como nos estudos de psicanálise). Essas práticas foram essenciais para um rompimento com a formalidade, abrindo leque para aventuras plásticas multifacetadas e com alto teor de sensibilidade. Essa trajetória em torno do irracional, carnal, instintivo, foi essencial para os rumos de seu trabalho. 

Thomas Baccaro Art GalleryRua Bastos Pereira, 39, vila Nova Conceição, São Paulo.

Mais de Cultura