Top

“Documenta Pantanal” terá espaço na SP-Arte

Três renomados fotógrafos brasileiros que fazem parte da iniciativa “Documenta Pantanal” levarão imagens da região para a próxima edição da SP ArteFestival Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre 1º e 5 de abril.  Com vasto acervo produzido desta que é a maior área alagada do planeta em extensão contínua, Araquém Alcântara, João Farkas e Luciano Candisani terão seus trabalhos expostos em um espaço do “Documenta”, os quais poderão ser admirados e adquiridos por colecionadores de arte do mundo todo no Pavilhão da Bienal. No total, cada um deles levará dez fotos para o evento, as quais ficarão em exibição contínua em looping em um monitor de TV.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com a produtora cultural Mônica Guimarães, organizadora do “Documenta Pantanal”, a participação desses três profissionais contribui para ilustrar e exemplificar como a fotografia é importante na criação de um pensamento que estimule a preservação. “O olhar sensível de cada um deles para as variadas facetas da região pantaneira expõe, além da exuberante natureza desse ecossistema, sua fragilidade e chama a atenção para a necessidade de sua urgente conservação”, diz.

Registrar para documentar e preservar. Este é o mote da iniciativa “Documenta Pantanal”, que prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, livros e vídeos) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio, cujo desconhecimento de sua verdadeira realidade impede um aproveitamento econômico maior do turismo, inclusive um turismo internacional de qualidade. Com a participação de instituições que atuam na região pantaneira, a iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade para, em conjunto, mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma.

Mais de Cultura