As séries autorais de Gabriel Wickbold são construídas por meio de narrativas inspiradas no ser humano inserido em questões cotidianas. Sustentabilidade, envelhecimento, tecnologia, conectividade, luz e corpo são algumas das temáticas exploradas pelo fotógrafo, que apresenta a individual Gabriel Wickbold 2020, no Museu de Arte Brasileira da Faap (MAB FAAP), a partir de 11 de março. A mostra retrospectiva reúne mais de 100 obras que integram cinco das séries desenvolvidas pelo artista nos últimos 12 anos. São elas: “I am Light”, “Naïve”, “Sexual Colors”, “I am on-line” e “Sans Tache”.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Expoente da fotografia contemporânea, Wickbold destaca-se pela estética de suas obras. O uso de cores extravagantes é um recurso que aplica para captar a atenção do público, que é convidado a adentrar temáticas complexas da experiência humana por meio da dualidade entre fantasia e realidade. A primeira mostra institucional de Wickbold é marcada pelo uso da tecnologia e acontece como um desdobramento do livro homônimo que lançou no último ano durante a 15.ª edição do Festival Internacional de Arte de São Paulo, a SP-Arte.
Dividida em cinco salas no MAB Faap, a mostra dedica um espaço para cada série, em um percurso que permite conectar a trajetória do artista por meio de seus trabalhos mais icônicos. “I am Light” (2018), converge pinturas humanas com a aplicação de glitter e tem como resultado telas com cores potentes, que criam efeitos de aura nos personagens. “Sans Tache” (2014) critica a relação do homem com o envelhecimento e provoca uma reflexão sobre as marcas de expressão e o uso abusivo de recursos de computação para manipular uma estética inatingível. Em “I am online” (2016), o fotógrafo discute o sufocamento causado pela alta conectividade com a internet e as máscaras que criamos para as redes sociais.
“Tem sido um prazer enorme viajar pelo mundo com a minha arte e entender que, independentemente do lugar, os temas das minhas séries são extremamente humanos e conseguem dialogar com qualquer cultura”, afirma Wickbold. Para o artista, que é embaixador da BMW no Brasil – marca patrocinadora da mostra –, a individual no MAB Faap é uma oportunidade para o público conhecer a pesquisa e estética de seu trabalho, que já passou por importantes feiras no Brasil e no mundo. O espaço prestigiado já recebeu outros relevantes nomes da fotografia, como Mario Testino, Bob Wolfenson, Bob Gruen e JR Duran.
Serviço
Gabriel Wickbold 2020
Onde: Museu de Arte Brasileira da Faap.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo.
Quando: 11 de março a 23 de maio.
Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h – última entrada às 18h.
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h – última entrada às 17h (Fechado às terças-feiras, inclusive quando feriado).
Entrada Gratuita.