Top

SP: Maja Petrić cria “Constelação” para o Farol Santander, primeira mostra de 2020

A mostra de arte imersiva “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”, com curadoria de Antonio Curti, reúne obras da artista visual croata Maja Petrić. Aberta ao público na sexta-feira (07.02), é a primeira do ciclo de exposições de 2020 do Farol Santander, em São Paulo. As obras ocupam o 23º andar do centro de cultura, empreendedorismo, gastronomia e lazer. A exposição segue em cartaz até o dia 3 de maio.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A obra revela uma nova visão de arte digital e simula uma constelação formada com a silhueta de cada pessoa que a visita. Esperamos que o nosso público se encante com essa instalação e, deixe aqui o seu registro de luz, compondo a constelação”, explica o curador. Ao sair da instalação, o rastro luminoso de cada visitante permanece como parte do ambiente, sendo adicionada à coleção de trilhas que outras pessoas deixaram na constelação. A cada nova visita ao espaço, o público fica imerso em uma paisagem em constante mutação, repleta de luzes que conectam a presença de todos que passaram pelo andar.

A artista, que já teve seus trabalhos expostos em diferentes cidades dos EUA, além de Hong Kong, Londres, Madrid e Zagreb, apresenta um trabalho sensível, que foi redesenhada para uma versão inédita e exclusiva no Farol Santander. Nesta versão, Petrić juntou elementos tecnológicos à natureza. A obra tem composição algorítmica desenvolvida pelo polonês Marcin Paczkowski e colaboração do cientista computacional romeno Mihai Jalobeanu, que auxiliaram na tecnologia movida à base de Inteligência artificial. O projeto foi desenhado visualmente e acusticamente para permitir o envolvimento do ser humano em uma conexão com o meio ambiente e a sociedade.

Maja Petric
Nascida e criada em Zagreb (Croácia), no centro dos conflitos históricos locais, Maja usa essa influência para desenvolver instalações imersivas e obras que oferecem uma fuga da realidade.  “Constelação – Somos todos feitos de luz” contempla três importantes frentes de seu trabalho: arte imersiva, inteligência artificial e esculturas de luz.


SERVIÇO
“Constelação – Somos Todos Feitos de Luz”
De terça a domingo, das 9h às 20h
Até 3 de maio de 2020

Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento)
Ingressos: R$ 25,00 (visitação completa ao Farol Santander) site e bilheteria física no local.
Crianças de até 2 anos e 11 meses não pagam ingresso.
A partir dos 3 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
:: farolsantander.com.br

Mais de Cultura