Top

Sesc Campo Limpo recebe oficina de música afro-baiana

O Sesc Campo Limpo recebe entre os dias 11 e 13 de fevereiro duas programações do projeto “Somos Muitos Carnavais – Minicurso Sobre Música Popular Afro-Baiana”. O evento é grátis, recomendado para maiores de 12 anos e com inscrição na Central de Atendimento.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Neste minicurso, a música popular afro-baiana é abordada como um produto cultural do mundo negro do Atlântico. De um jeito bem dinâmico, por meio de textos, sons e imagens, são apresentadas as principais características estéticas e étnico-raciais que envolvem os diferentes ritmos, passando por Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada. Também será apresentado como se inventa um ritmo, os blocos afros e a releitura da África e um mapa da música na Bahia no século 21.

Goli Guerreiro é escritora e pós-doutora em Antropologia pela USP. Percorreu cidades da América do Sul, Caribe e África para investigar práticas culturais contemporâneas em diversas cidades do mundo atlântico. É autora do livro “A Trama dos Tambores: A Cena Afro-Pop de Salvador” (2000) e “Terceira Diáspora: Culturas Negras no Mundo Atlântico” (2010).

A Intervenção “ O axé antes do axé”, acontece dia 12 de fevereiro, às 19h30, com Meu Caro Vinho. O crítico e pesquisador musical Ivisson Cardoso, mais conhecido como “Meu Caro Vinho”, abre a sua coleção particular e apresenta ao público os principais discos que marcaram a história da música pop afro-baiana.

Ivisson Cardoso é crítico e pesquisador musical. Compartilha nas redes sociais suas impressões sobre variados estilos de música. Já apresentou a sua coleção de LP’s no quadro “Discoteca Básica” do programa “Manos e Minas” da TV Cultura e recentemente estampou a capa da revista francesa Starwax Magazine.

O endereço do Sesc Campo Limpo é Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120. Mais informações pelo telefone (11 5510-2700) ou pelo site.

 

Mais de Cultura