Top

JazzNosFundos recebe a francesa Camille Bertault

Fim de semana especial no JazznosFundos. A casa de jazz de Pinheiros abre suas portas para receber dois shows destaques na atual cena jazzy e instrumental internacional. Na sexta-feira (07.02), a cantora francesa Camille Bertault apresenta temas de seu disco “Pas de Géant”, como parte de sua turnê mundial, acompanhada por um dos principais dentre os pianistas do Brasil, Salomão Soares. O título do disco é uma homenagem ao clássico “Giant Steps”, de John Coltrane. Já no sábado (08.02) os músicos do Batanga & Cia comemoram seis anos de fundação, em um show no qual apresentam as músicas do que será o primeiro disco da banda, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2020. A festa vem acompanhada pelo DJ Eduardo Brechó, com um set totalmente em vinil, com clássicos da música cubana e afro-cubana.

Camille, que foi inicialmente descoberta nas redes sociais cantando solos dos maiores mestres do jazz, apresenta nesse novo álbum – que tem produção musical do arranjador e trompetista Michael Leonhart – canções de Maurice Ravel, Serge Gainsbourg, Françoise Hardy e composições próprias que versam sobre questões existenciais – falha, o ser humano, suas provações e tribulações. Em “Pas de Géant” a artista busca revelar seus caminhos musicais, passando pelo piano clássico, a Chanson francesa e Gainsbourg, sem esquecer o teatro, os musicais, Michel Legrand, Jacques Demy e, é claro, jazz e música brasileira – ambos influências muito fortes em suas composições.

O paraibano Salomão Soares, que acompanha Camille nesse show, é uma das revelações do piano brasileiro. Foi vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017 e finalista do Piano Competition no Festival de Montreux, em julho de 2017, na Suíça. Radicado em São Paulo, Soares é pianista, arranjador e compositor. Já compartilhou o palco com alguns nomes marcantes da música brasileira: Hermeto Pascoal, Filó Machado, Nenê, Vinicius Dorin, Itiberê Zwarg, Toninho Ferragutti e Altay Veloso.

Batanga & Cia. é um grupo de músicos multi-instrumentistas, liderado pelo percussionista Pedro Bandera. Em seus shows apresenta uma envolvente mistura de ritmos cubanos com a cadência brasileira. O nome faz jus à percussão, marcada por influência africana de tambores bata, Iya, itótele e okónkolo, que ganham a companhia de pandeiro e cuíca. O histórico da banda contém apresentações em palcos como SIM São Paulo (Semana Internacional da Música), Festival Internacional de Teatro – FIT, I Festival de Música e Arte – FAM, I Expo Hispana POA, Festival Bourbon Paraty Latino e Festival Latino de Ilha Bela (Ilha Arriba), entre outros. Com Pedro Bandera (percussão), Hanser Ferrer (piano e percussão), Claudia Rivera (flauta e piano), Gustavo Martinez (contrabaixo), Alexis Damian de Armas (percussão) e Fernando Ferrer Jr. (saxofone).

07.02, às 21h30 – Camille Bertault (FRA) com Salomão Soares
08.02, às 22h – Batanga & Cia Festa de 6 anos de aniversário + DJ Eduardo Brechó
Rua Cardeal Arcoverde, 742 — Pinheiros, São Paulo.
@jazznosfundos

Mais de Cultura