Categories: Cultura

Conheça a pintura hiperrealista de Luiz Escañuela

Share

Por meio de telas de pinturas realizadas com tinta a óleo, Luiz Escañuela, de 26 anos, impressiona qualquer olhar que cruzar com sua obra de arte hiperrealista. A riqueza de detalhes com a qual retrata partes de corpos, o ser humano e suas relações interpessoais em um modelo de arte representativa, conquista o público. Isso é visível pelo número crescente de seguidores que o jovem artista tem em seu Instagram, que passam de 240 mil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Escañuela iniciou sua prática artística ainda criança, por volta dos seis anos de idade. Pintava imagens de coisas que gostava, como personagens de filmes e de desenhos animados que costumava assistir, sempre na companhia da mãe. Aos oito anos recebeu dos pais o primeiro kit de pintura, mas foi durante a adolescência que começou a prática de forma cada vez mais profissional.

Em 2011, entrou para a turma de Design Gráfico da Universidade Belas Artes de São Paulo. Após ter concluído o curso, enquanto ainda trabalhava na área de criação gráfica 3D no mercado de trabalho, continuava se entregando à própria inspiração e criatividade. Com isso ganhou uma bolsa para o curso de Artes da Belas Artes e assim, conseguiu se dedicar totalmente às suas obras.

O artista segue um processo de três passos para suas criações: pesquisa artística; ensaio/esboço; e percepção. Na pesquisa artística busca por conhecimentos obtidos na leitura e escreve os pontos relevantes para ele. No ensaio, usa a imagem da câmera, “é como se câmera fosse um lápis pra mim, e um esboço”, diz. No processo de percepção, usa o auxílio da fotografia para fazer a decupagem e iniciar o trabalho.

Dentre as categorias artísticas existentes no mundo da pintura, Escañuela se define apenas com artista. Confessou não se sentir muito confortável com rótulos como artista de pinturas de tinta a óleo, artista plástico ou artista hiperrealista, e nem com a discussão acadêmica sobre esses títulos. Afirma que “artista deveria ser chamado apenas de artista”

Até então ele sempre retratou corpos, o ser humano e as relações interpessoais, como o toque, a empatia, o amor e o sexo. Porém, a obra na qual está trabalhando, “Carne Viva”, traz traços politizados. A imagem mapeia as áreas onde estão ocorrendo os desmatamentos da Amazônia.

O contorno da floresta com pintura em textura de pele, sangrando, é uma explosão para Escañuela. “Não vou deixar de retratar corpos, eu gosto disso. Mas como artista, não posso ficar indiferente ao momento pelo qual estamos passando em nosso País. É necessário expressar que a natureza está sofrendo agressão. Assim como os brasileiros, de modo geral, estão sofrendo com o aumento da intolerância e do preconceito. Eu sinto isso na pele e minhas pinturas são expressões do que penso e sinto. Daí me veio a inspiração para a obra ‘Carne Viva’”, explica.

Desde 2016, Escañuela participa da SP-Arte, a maior feira de arte contemporânea da América Latina. Suas telas estão em exposição na Luis Maluf Art Gallery, onde inaugurou neste ano a individual “Disrupto” com 12 obras, sob curadoria de Roberto Bertani. Como próximo passo, o artista mira na Bienal de São Paulo.

foto: divulgação
foto: divulgação
foto: divulgação
foto: divulgação
foto: divulgação
foto: divulgação
foto: divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024