Top

SP: Sanches apresenta exposição inédita “Composições”

Requisitado por grandes marcas e celebridades, que o convidam a participar de suas campanhas ou para decorar seus espaços, o artista plástico Sanches agora abre as portas de sua recém-inaugurada galeria em São Paulo para o grande público e apreciadores da arte. Denominada “Composições, a exposição tem o lettering e a arquitetura como pilares de sua fundação artística e conecta a forte representatividade tipográfica, base dos trabalhos mais conhecidos de Sanches, ao seus mais de 10 anos de pesquisa arquitetônica, até então encubada.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

 “Eu sempre brinquei que quem acha o centro de SP feio é porque anda olhando para o chão. Quando se olha pra cima lá está, arte. A arquitetura, a volumetria, a estética, a simetria, as cores, o céu. A busca do tema nasceu daí, ele sintetiza um olhar do meu trabalho tipográfico num horizonte que resgata uma pesquisa artística de 10 anos com a arquitetura”, comenta Sanches, que cursou arquitetura na Faculdade Belas Artes de SP.

 Por isso, a exposição “Composições” convida o espectador a se utilizar da capacidade associativa que todos possuímos para montar sua própria interpretação por meio de novas materialidades, tridimensionalidade, e até à possibilidade de “escutar” a diferentes cores. A ideia é dar um sentido único e determinado pela bagagem subjetiva que acompanha cada indivíduo.

Pablo Picasso dizia que a arte é a exclusão do desnecessário, porém acredito também que arte é fundamentalmente sobre a expansão do conhecimento. Por isso, entrego a exposição ‘Composições’, para não ser imutável, para transitar, para expandir, evoluir, desconstruir e recomeçar”, completa Sanches.

Por ser autoral, único e impossível de ser refeito, o letrismo imprime a alma do solicitante ao trabalho e foge das fontes pré-existentes no mundo digital. E é por esta e outras razões que, nos últimos anos, a pesquisa tipográfica de Sanches resultou em trabalhos que compuseram os mais diferentes cenários. Desde a customização de um carro para o lançamento nacional da BMW, até a assinatura criativa de campanha anual da Johnnie Walker no Brasil. O artista plástico também tem obras nas casas de famosos como KondZilla, Neymar, Anitta e Steve Aoki.

Os murais e exposições na Main Street Wynwood (Miami), Dublin e Amsterdam, não são mera coincidência com o fato de Nike, Coca-Cola e Google terem assimilado o desafio do artista e contado com suas criações em diversas campanhas.

Serviço
Artista: Sanches.
Exposição: “Composições”.
Datas: 28.01 – convidados | 29.01 a 29.02 – aberta ao público em geral.
Local: Garden Art Gallery – Rua Cunha Horta, 38, Consolação, SP.
Horários: Segundas a sextas – das 13h às 19h ; sábados: das 11h às 18h.

Mais de Cultura