Top

John Lennon ganha expo no MIS de São Paulo

Os anos que antecederam a morte de John Lennon (1940 -1980), em Nova York, foram captados com intimidade pelas lentes de Bob Gruen – famoso fotógrafo americano, que eternizou ícones da era de ouro do rock’n’roll. Exemplos disso são aquelas fotos do eterno Beatle na Estátua da Liberdade, com a camiseta escrito “New York City”, e uma série com óculos de sol e de grau.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Esse rico material da década de 1970 será exposto pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), a partir de março de 2020. A exibição “John Lennon em Nova York” ocupará o primeiro andar do museu. Com curadoria do próprio Bob, serão expostas aproximadamente 120 fotografias originais e cerca de 35 vídeos daquela época.

“Bob era um amigo próximo, íntimo dele e da Yoko Ono, frequentava os mesmos lugares, propunha sessões de fotos mais descontraídas, inusitadas, e acabou captando muito profundamente essa intimidade dos anos dele em Nova York”, explica o coordenador de programação do MIS-SP, Renan Pessanha Daniel.

A exposição, que não se restringe apenas a fotografias, tem ainda duas horas de músicas selecionadas exclusivamente por Bob para a exposição, que refletem bem essa atmosfera da época. Durante o período, também será exibido o documentário “Rock ‘N’ Roll Exposed: The Photography of Bob Gruen”, de 2011.

Sucesso de público por onde passa (Argentina foi o país mais recente), o MIS-SP buscou complementar a exposição no Brasil e foi buscar mais peças do acervo pessoal de Bob, como uma série de cartas e postais de datas comemorativas (Natal e aniversário), a antiga câmera que retratou a época, além de objetos que ele guardou de John. O ano de 2020 marca os 80 anos de aniversário do ex-Beatle, caso estivesse vivo, e os 40 anos de sua morte.

“John Lennon em Nova York” fica em cartaz entre março e maio de 2020, no MIS-SP.

Mais de Cultura