Top

#TarsilaInspira: mulheres colorem o centro de São Paulo

Muitas hipérboles cercam Tarsila do Amaral nesta fase de (re)descoberta de sua obra e biografia. “Abaporu”, símbolo mais popular da sua poética, vale hoje algo em torno de US$ 100 milhões. “A Lua”, adquirido recentemente pelo MoMA em uma transação que movimentou estimados US$ 20 milhões, consagrou a brasileira no panteão modernista e converteu-se na obra mais cara já vendida de um artista brasileiro —superando “Vaso de flores”, de Guignard. Em 2019, Tarsila também destronou Monet e tornou-se recordista de público do Masp, arrastando mais de 400 mil visitantes ao museu na Avenida Paulista. Foi também a primeira vez que o Masp recebeu quase 9 mil espectadores num único dia, em mais um marco histórico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Agora, a partir de janeiro, a genialidade da artista modernista será celebrada nas ruas de São Paulo por seis artistas contemporâneas de diferentes linguagens. A convite do Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Alexandre Youssef, a partir de projeto criado pela [EM BRANCO] – escritório responsável pela comunicação de Tarsila do Amaral – a artista Simone Siss lidera o grupo formado por Hanna Lucatelli, Mag Magrela, Katia Lombardo, Lau Guimarães e Crica Monteiro. As artistas vão colorir cinco muros no centro da cidade, em painéis de dimensões gigantescas. O projeto, resultado de uma parceria público-privada entre o escritório de comunicação criativa e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apoiado pela família de Tarsila do Amaral, integra a plataforma #TarsilaInspira.

“A iniciativa #TarsilaInspira entusiasma por, de uma só vez, valorizar a arte criada por mulheres em todos os tempos. Artistas urbanas contemporâneas, que desenvolvem seus trabalhos a partir de diferentes suportes, temáticas e estéticas, celebram uma das maiores artistas brasileiras para todo mundo ver”, afirma Youssef.

Os murais fazem parte do MARMuseu de Arte de Rua, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria de Subprefeituras. A iniciativa, que integra o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, procura promover intervenções espalhadas pela região central e pelos bairros – e abarca grafites, lambe-lambes e fotografias, entre outras linguagens artísticas.

“Mais de 400 mil pessoas estiveram no Masp para conhecer a grandiosidade de Tarsila do Amaral, porém ainda há milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de entrar em um museu. Por isso, entendemos que a arte urbana poderia aproximar a mais importante artista brasileira do grande público. Conhecendo o apreço do secretário Youssef pela arte urbana, apresentamos a ideia a ele, que se entusiasmou no primeiro segundo”, diz Luciana Branco, fundadora da [EM BRANCO] e idealizadora da ação. “As obras buscam valorizar o legado artístico de Tarsila e mais importante: a mulher que precede a pintora. Quanto mais mergulhamos na biografia dela, mais descobrimos uma mulher revolucionária, capaz de inspirar as novas gerações e cujo trabalho segue vivo e em diálogo com o Brasil de hoje”, completa.

Em abril, o grupo de artistas foi convocado pela [EM BRANCO] a participar de uma visita especial à exposição Tarsila Popular, no Masp, conduzida por Tarsilinha do Amaral – sobrinha-neta e administradora do espólio da pintora modernista. As seis artistas tiveram contato com as histórias que circundam as obras e conheceram um pouco mais da trajetória e do legado da pintora. Agora oferecem à cidade telas monumentais criadas a partir desse mergulho.

“A partir do legado de Tarsila, cada uma de nós criou sua própria homenagem a esta mulher forte, inovadora, tão à frente do seu tempo. Ela abriu e continua abrindo portas pra gente e essa inspiração agora ganha as ruas”, diz Simone Siss. Responsável por engajar as demais artistas, ela é reconhecida nos muros da cidade por suas sarcásticas tiradas em stêncil.

A família da artista e detentora dos diretos em torno da obra também celebra a parceria público-privada. “A biografia de Tarsila merece ser conhecida por todos, no Brasil e no exterior. Hoje, dedico minha vida a isso. Posso afirmar que a família está muito feliz em ver obras inspiradas na vida de minha tia-avó e na estética vanguardista que criou”, completa Tarsilinha do Amaral.

MAR | Murais #TarsilaInspira

Lançamento: janeiro de 2020

Local:  Centro de São Paulo

– Rua Direita, 32

– Rua XV de Novembro, 41

– Rua XV de Novembro esquina com Rua Direita.

– Rua da Quitanda, 139.

– Rua José Bonifácio, 93.

Mais de Cultura