Top

Museu MM Gerdau (BH) abre mostra inédita

Entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 15 de março 2020, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza a exposição “CoMciência”, apresentando os trabalhos dos artistas contemplados no primeiro “Edital CoMciência – Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia”. A exposição será aberta no dia em que é comemorado o aniversário da capital mineira e também da inauguração do Prédio Rosa, que abriga o museu, uma das construções mais antigas de Belo Horizonte.

A exposição contará com as obras “AcrossTime”, de Paul Rosero Contrera (Quito/Equador), “Campos Elísios”, de Henrique Roscoe (Belo Horizonte, Brasil), “Código das Minúcias”, de Jack Holmer (Curitiba, Brasil), “Culturas Degenerativas”, de Cesar & Lois (São Paulo, Brasil / San Marcos, USA), “Futura Pele”, de Thatiane Mendes (Belo Horizonte, Brasil) e “Ilha Sonora”, de Camila Proto (Porto Alegre, Brasil). A curadoria da exposição é assinada pelos artistas e gestores Alexandre Milagres e Tadeus Mucelli, que também integram a equipe da Bienal de Arte Digital.

A iniciativa, fomentada pelo MM Gerdau e realizada pelo programa “CoMciência”, voltado para divulgação científica do museu, surgiu do desejo de se estabelecer uma agenda contínua de ocupação criativa e propositiva de seus espaços.

De acordo com Tadeus Mucelli, realizador da Bienal de Arte Digital e também um dos curadores do edital, iniciativas como esta são de extrema importância para a conceituação e entendimento de fenômenos contemporâneos que surgem através da união da arte, ciência e tecnologia. “Vivemos em uma sociedade altamente envolvida nos processos técnicos com forte influência em nossa cultura. Por meio dessas três esferas podemos tentar explicar o nosso mundo para desenvolvermos nossas habilidades perante os desafios que vão surgindo”, destaca.

Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade s/nº – Prédio Rosa.

Mais de Cultura