Categories: Cultura

“O Juízo”: Fernanda Montenegro estrela filme nacional de suspense ao lado do neto

Share

Por Mariane Morisawa

Família que trabalha unida permanece unida? Para Andrucha Waddington e Fernanda Torres, é por aí. “A gente é meio uma família de circo”, diz Waddington à Bazaar, em conversa sobre seu novo filme, o suspense sobrenatural O Juízo, com roteiro da mulher, Fernanda Torres, e com a sogra, Fernanda Montenegro, no papel de Marta, uma vidente. “É natural eu querer escalá-la para qualquer personagem, é uma honra tê-la conosco”, diz o diretor.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

A novidade é a presença de seu primogênito, Joaquim Torres Waddington, 19 anos, em sua estreia no cinema. “Foi um acaso”, explica Waddington. “Eu não estava achando o ator para fazer o personagem, tinha feito mais de cem testes. Meu produtor sugeriu o Joaquim. Falei que precisava ver se ele queria, porque nunca tinha feito nada. Aí ele ficou a fim, se preparou, fez um teste em que eu não estava presente e foi superbem. Então, ele ganhou o papel no teste.” O pai-diretor ficou feliz com a participação do filho, que chegava ao set preparado por Laís Corrêa, e ajudado pelos colegas de elenco, inclusive sua avó. “Foi muito gostoso ver sua dedicação e sua entrega.”

Joaquim interpreta Marinho, o filho de Augusto (Felipe Camargo) e Tereza (Carol Castro). Os três se mudam para a fazenda semiabandonada da família de Augusto quando ele perde o emprego e se entrega ao álcool. Mas o lugar é marcado por uma traição cometida pelo avô de Augusto. Ele abrigou o escravo Couraça (Criolo) e a filha dele, Ana (Kênia Bárbara), que tinham em sua posse um diamante, mas chamou a guarda. Ao longo de 200 anos, Couraça busca sua vingança. Augusto, por sua vez, é tomado pela ganância e por visões que colocam em dúvida sua saúde mental.

Waddington sempre teve vontade de fazer um filme de terror ou suspense e cita O Iluminado como um de seus favoritos – O Juízo tem um quê do longa de Stanley Kubrick, com a família isolada numa construção praticamente abandonada. “O terror é um gênero que ficou meio de lado no cinema brasileiro, mas teve uma safra bacana este ano. Acho que o público brasileiro, que gosta dos filmes de suspense gringos, vai ver que a gente sabe fazer também.”

O roteiro, porém, surgiu quando o diretor e Fernanda Torres visitavam a fazenda de amigos em Minas Gerais. “Começaram a contar histórias de assombração, e a Nanda imediatamente rabiscou uma história, ainda incipiente”, conta Waddington. Ali, passava a Rota do Ouro, então o casal escutou muitas coisas sobre mineração de ouro e diamante. Em princípio, o personagem que tinha a pedra era um holandês, mas, como na época existia a escravidão, acharam que fazia sentido incluir isso em uma trama.

As filmagens isolaram elenco e equipe durante dois meses na fronteira do Rio com Minas, em um lugar sem sinal de celular. A locação principal era numa casa original da virada do século 18 para o 19 que estava sendo restaurada. “O casarão tinha muita história, então as pessoas ficavam meio griladas à noite naqueles corredores, mas nada específico”, diz Waddington, que não acredita nem desacredita em fantasmas. “Não sei se existem ou não, mas respeito.”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024