Top

Nara Roesler apresenta “Estruturas Encontradas”

Galeria Nara Roesler – São Paulo tem o prazer de apresentar “Estruturas Encontradas“, exposição coletiva que reúne trabalhos dos artistas Brígida Baltar, Cao Guimarães, Fabio Miguez, Lucia Koch, Milton Machado, Paulo Bruscky, Raul Mourão e Sérgio Sister, além do artista convidado Marlon Azambuja. Encerrando o calendário de exposições de 2019, a mostra é um exercício curatorial de Luis Pérez Oramas, que a partir de 2020 atuará oficialmente como diretor artístico do novo projeto curatorial da galeria.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Partindo da noção moderna de “objeto encontrado” em que uma obra de arte não seria produto da técnica, mas do acaso, em “Estruturas Encontradas”, Pérez-Oramas propõe a olhar, em suas palavras, “aquilo que já estava ali, encontrando, ao acaso, vínculos nas e entre as obras, assim como confluências de significado, analogias inesperadas, deslocamentos de sentido e novas interpretações”.

Segundo o curador, o conceito de “objeto encontrado” – “objet trouvé”, em francês – atravessou o legado da modernidade por inteiro: da invenção da “collage”, nos primórdios do Cubismo, à instituição do “ready-made” por Marcel Duchamp até a invenção do “parangolé” por Hélio Oiticica, revolucionando assim, o pensamento estético ocidental, que até então era determinado puramente pela técnica e pela vontade de representar.

Em “Estruturas Encontradas”, é explorada a possibilidade de pensar a lacuna entre as obras e as relações criadas ao acaso entre elas, como geradoras de sentido. Segundo Pérez-Oramas, é a partir desse espaço que “a significação de uma obra de arte pode transcender seu ‘programa’, e, até mesmo, o regime de intenções que a produziu; é assim que as obras de arte podem significar para além de seu tempo e espaço originários”.

Mais de Cultura